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| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

Depois das primeiras 12 horas do início oficial da Black Friday, o site Reclame Aqui já somou 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de queixas faz parte do monitoramento realizado pelo site desde as 18h de quinta-feira (23).

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Com 148 reclamações, a loja on-line do Magazine Luiza lidera o ranking das empresas com mais queixas. Em segundo lugar, com 74, está a KaBuM!, seguida da Americanas.com, com 49 reclamações.

Motivo das reclamações

O maior motivo de queixa até agora foi propaganda enganosa, com 14% dos casos. Já divergência de valores e problemas para finalizar as compras foram os demais motivos que mais apareceram nas reclamações.

Tipos de produtos

Entre os produtos que mais causaram problemas neste início de Black Friday estão os smartphones, TVs e perfumes.

Em 2016

Em 2016, o Reclame Aqui apurou 2,9 mil reclamações durante todo o plantão, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. Um ano antes, foram 4,4 mil queixas e, mais uma vez, propaganda enganosa foi o principal motivo de reclamação, com 36,2%

Outro lado

Em nota, o KaBum! afirma que vendeu, aproximadamente, 90 mil pedidos nas primeiras 3 horas do evento e entende que volume de reclamações está baixo. “Estamos analisando todos os casos para atender 100% das demandas dos clientes o mais rápido possível. O número de reclamações em relação aos pedidos é baixo (menos de 0,5% do total), e mais de 90% das queixas referem-se ao esgotamento quase imediato de determinadas ofertas, um efeito colateral de uma ação que, como todas as que participam da Black Friday Legal, conta com um estoque promocional limitado”, afirma a empresa em nota.

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