• Carregando...
Fachada do Santander | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Fachada do Santander| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O banco Santander anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento de uma carteira digital para o aplicativo Santander Way para Android. Clientes usuários da plataforma poderão realizar pagamentos em lojas físicas sem precisar de seus cartões de crédito ou débito, usando apenas seus celulares.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

De acordo com comunicado enviado à imprensa, o banco estima que dois milhões de clientes poderão utilizar essa forma de pagamento. Ela ficará disponível em smartphones que possuam o recurso NFC (Near Field Communications), que permite transferir dados por proximidade, apenas encostando o celular em outro equipamento.

“Para fazer um pagamento por aproximação”, explica o banco, “o cliente entra no Santander Way, clica no botão NFC, habilita seu cartão – nesta etapa, o Santander homologa o plástico e o aparelho –, informa o código de segurança (CVV) e a validade do cartão e digita a senha enviada por SMS ou via token”.

Assim como ocorre no Samsung Pay ou Apple Pay, para efetivamente realizar uma compra basta aproximar o telefone de uma maquininha de pagamentos habilitada a essa tecnologia. A transação é desbloqueada via senha do celular ou fazendo a leitura de impressão digital, também no aparelho.

E o iPhone?

Em 2014, a Apple incluiu suporte à tecnologia NFC no iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Todos os modelos posteriores, além do Apple Watch, relógio inteligente da marca, contam com ela.

Entretanto, a Apple limita o uso do NFC ao Apple Pay, sistema de pagamento móvel da empresa. Isso explica a ausência do recurso de carteira digital no Santander Way para iOS.

O Apple Pay ainda não funciona no Brasil e não há previsão de quando o recurso será lançado aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]