• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de ter vendido suas operações no Brasil há pouco mais de 12 anos, o grupo português Sonae estaria estudando comprar as lojas do Walmart no país. Segundo o jornal Valor Econômico, os portugueses têm interesse em comprar 100% das operações do Walmart no Brasil, o que inclui os supermercados, hipermercados e o e-commerce. A rede americana estaria desde o início do ano procurando um comprador ou sócio para seus negócios no país.

O grupo Sonae entrou no Brasil em 1989 e ficou conhecido por comprar redes de supermercados regionais, como a paranaense Mercadorama, comprada da família Demeterco em 1998. Entre as bandeiras de super e hipermercados controladas pelo grupo estavam o Mercadorama, o BIG e o Nacional e a rede atacadista Maxxi. O grupo tinha 140 lojas no país, concentradas nas regiões Sul e Sudeste, mas enfrentou dificuldades para tornar as operações rentáveis.

Há pouco mais de 12 anos , os portugueses colocaram toda a sua operação no Brasil à venda. Após um ano de negociação, o Walmart pagou R$ 1,73 bilhão para comprar as 140 lojas que pertenciam aos portugueses. O grupo americano já atuava no Brasil, após ter comprado a rede nordestina de supermercados Bompreço por US$ 315 milhões.

Walmart no Brasil à venda

Mas o Walmart passou pelos mesmos problemas do grupo português. Os americanos não conseguiram tornar a operação rentável e também não integraram as bandeiras, o que dificultou a gestão do negócio como um todo. Nos últimos anos, chegaram a anunciar alguns planos de reestruturação, como o fim das bandeiras regionais para unificação na marca Walmart e integração do e-commerce com as lojas físicas.

Esses planos, porém,devem ser mais para enxugar e arrumar as operações do grupo no país, que pretende sair do Brasil ou, pelo menos, encontrar um sócio para a sua operação. Além do Sonae, estariam interessados na operação os fundos Advent, GP Investments, Acon Catterton, Carlyle e General Atlantic. No caso dos portugueses, eles ainda estão presentes no país tendo a participação em diversos shoppings centers.

Outro lado

O Walmart, porém, não confirma que está à venda no Brasil, apesar de também não desmentir a informação. Já o grupo Sonae emitiu na tarde desta quarta-feira (14) uma nota negando a negociação com o Walmart. “A Sonae não tem por política comentar especulações de mercado. No entanto, podemos dizer que não estamos envolvidos neste tema.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]