• Carregando...
Nova redação da Gazeta do Povo no Tarumã, em Curitiba. | JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
Nova redação da Gazeta do Povo no Tarumã, em Curitiba.| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

No dia 30 de maio de 2017, a Gazeta do Povo anunciou que acabava oficialmente sua edição impressa diária, ficando com apenas uma semanal, e passaria a focar no ambiente digital e investir na estratégia “mobile first”, em que a produção de conteúdo é voltada, prioritariamente, a dispositivos móveis. Esta decisão repercutiu e foi parar em um livro, Rasgando o papel: Jornal Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?, escrito pelo consultor Julio Sampaio.

Segundo Sampaio, o livro parte do caso da Gazeta para discutir uma realidade que afeta todos os veículos de comunicação do país, quiçá do mundo: os dilemas criados pelas novas tecnologias. “Abordo os bastidores desta transição da Gazeta, que não foi meramente uma mudança do impresso para o digital. Foi o primeiro grande jornal do Brasil a tomar esta decisão sem que seja uma ação de recuo, mas um plano estratégico”, afirma o escritor.

Capa do livro de Julio Sampaio.Editora Ponto Vital/Divulgação

Para Sampaio, a crise mundial dos jornais não se deu pela falta de audiência, que inclusive vem aumentando nos últimos anos — em especial nos meios online —, mas por um problema no modelo de negócio. “Se existe uma crise deste modelo, então é preciso inventar um novo. A Gazeta fez isso, é um novo caminho ainda cheio de desafios. Não dá para dizer que todos vão segui-lo, mas o grande ponto é que, ao menos, há um novo modelo já em prática”, diz.

Sobre a comparação da Gazeta do Povo com uma startup, o autor indica que ao mesmo tempo em que é difícil colocar lado a lado empresas com estruturas tão diferentes, é impossível não fazê-lo, uma vez que os mercados estão cada vez mais compartilhados. “No livro faço um diagrama que mostra a estratégia da Gazeta e uma delas é se aproximar de uma startup no que é possível. Algumas coisas são conciliáveis, outras são opostas”, afirma Sampaio.

O lançamento do livro Rasgando o Papel: Jornal Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos? é nesta quinta-feira (15), das 19h às 21h, na Livraria Arte & Letra, localizada na Rua Alameda Dom Pedro II, 44, no Batel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]