• Carregando...
 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Um ano após concluir a compra do HSBC, o Bradesco anunciou nesta quinta-feira (13) que lançou um Plano de Desligamento Voluntário Especial (PDVE) aos seus funcionários. O prazo de adesão vai de 17 julho a 31 de agosto e somente funcionários com mais de dez anos de casa ou tempo para aposentadoria poderão aderir ao plano de demissão. O banco não divulga quantos funcionários gostaria que fossem desligados. 

O lançamento do plano de desligamento foi anunciado pelo Bradesco ao mercado nesta quinta-feira sem muitos detalhes. O banco informou apenas que somente os funcionários que preencherem os requisitos estabelecidos no regulamento poderão aderir ao plano e que os desligamentos não afetarão “o elevado padrão de qualidade dos serviços prestados aos seus clientes e usuários, em todas as localidades em que atua”. 

Já por meio de comunicado interno enviado aos funcionários, o Bradesco deu mais detalhes sobre o PDVE. Podem aderir ao plano de desligamento  funcionários que estão aptos a se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição, ou aqueles que têm, pelo menos, dez anos de Bradesco. Os demais funcionários não podem aderir ao plano. 

O Bradesco vai oferecer aos funcionários desligados pagamento da multa do FGTS e saque do saldo, verbas rescisórias na modalidade de dispensa “sem justa causa”, manutenção do plano de saúde e odontológico por 18 meses, pagamento de valor equivalente a seis meses de vale alimentação e um bônus de 0,60 da remuneração fixa de junho por ano trabalhado, limitado a 12 salários.

O banco tem, no total, 106.644 funcionários, incluindo os oriundos do HSBC. 

Compra do HSBC

O lançamento do plano de demissão voluntária surge um ano depois de o banco concluir a compra do HSBC por R$ 16 bilhões. Na época, o Bradesco herdou 851 agências do banco britânico e, somente em Curitiba e região, 7 mil funcionários. O HSBC mantinha os seus centros administrativos e a HSBC Global Technology (GLT) – empresa de desenvolvimento de softwares do banco - na capital paranaense.

Em entrevista à Gazeta do Povo na época, os vice-presidentes do Bradesco afirmaram que o plano era manter grande parte dos funcionários e da estrutura oriunda do HSBC. Eles também diziam que só fechariam agências consideradas ineficientes, apesar de vários casos de sobreposição de unidades do Bradesco e do HSBC.

Mas, segundo apurou o jornal Valor Econômico, somente no primeiro trimestre deste ano, o Bradesco fechou 192 agências e demonstrou interesse em continuar com o plano de fechamento de agências ao longo do ano. O banco tem 5.122 agências no total. 

*Matéria atualizada às 16h41

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]