• Carregando...
Imagem aérea de Londrina, no Norte do Paraná | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Imagem aérea de Londrina, no Norte do Paraná| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

A empresa indiana Tata Consultancy Services (TCS), uma das maiores companhias de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, abriu uma filial em Londrina, no Norte do Paraná, para reforçar a sua atuação no Brasil em serviços, consultoria e terceirização de processos de TI. A empresa está funcionando em um prédio provisório instalado no centro da cidade e vai construir uma unidade própria no Parque Tecnológico Francisco Sciarra. O objetivo é ter 4 mil funcionários na região e tornar a unidade londrinense o maior centro da empresa no Brasil e o maior em língua portuguesa no mundo.

A TCS já está presente no Brasil desde 2002, com unidades em Alphaville, São Paulo, e no Rio de Janeiro, capital. No ano passado, a empresa decidiu expandir a sua atuação no país e escolheu a cidade de Londrina para instalar a sua terceira unidade no país. Concorria com a cidade paranaense os municípios de Campo Grande (MS) e Juíz de Fora (MG).

Por que Londrina?

O município de Londrina foi escolhido por dois principais motivos, segundo a empresa. O primeiro seria o potencial que a cidade tem para se tornar um polo tecnológico, com boa formação de mão de obra na área de tecnologia. A cidade é a 13.ª melhor para empreender no país, segundo ranking da Endeavor. O segundo fator foi o fato de Londrina ser um município de médio porte, com baixo custo de vida em relação a grandes capitais como São Paulo e boa qualidade de vida.

A companhia já está funcionando desde segunda-feira (15) em um prédio provisório no centro da cidade, com capacidade para ter 700 funcionários. A TCS vai construir, ainda, uma unidade própria no Parque Tecnológico Francisco Sciarra. A unidade será a maior da empresa no país e a expectativa é empregar 4 mil pessoas. A previsão é concluir a construção ainda no primeiro semestre deste ano. As unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro vão continuar operando normalmente.

Em Londrina, a empresa vai prestar serviços de TI e BPO (Business Process Outsourcing na sigla em inglês), como são chamadas as terceirizações de processos quem envolvem tecnologia da informação. A TCS vai, ainda, investir para capacitar mão de obra na cidade. A capacitação vai envolver programas educacionais e será feita em conjunto com as entidades do município.

Presença global

A TCS é uma das maiores companhias de TI do mundo. Ela está presente em 46 países e conta com cerca de 380 mil funcionários em 60 diferentes centros de tecnologia espalhados pelo mundo. No Brasil, ela tem 1,4 mil funcionários e seus principais clientes são bancos, seguradoras, mineradoras, varejistas e empresas de telecomunicações.

Vagas

Das 700 vagas previstas para a unidade provisória em Londrina, 80 já estão com processo seletivo em aberto. As vagas são para as áreas de Digital, Big Data, Analytics, Java, Dot. Net, Banco de Dados, Processos, Administração de Dados, ERP SAP, Cloud, Project Management e Delivery. As inscrições são feitas através do link https://ibegin.tcs.com/iBegin/register. Além das oportunidades para profissionais de TI, há vagas de trainees e para estudantes nos programas jovem aprendiz e de estágio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]