• Carregando...
Logos do Google Docs, Spreadsheets e Slides. | Google/Divulgação
Logos do Google Docs, Spreadsheets e Slides.| Foto: Google/Divulgação

Imagine que você está trabalhando no Google Docs quando, aparentemente do nada, sua capacidade de editar o arquivo online é revogada. O que você vê em vez disso é uma mensagem de erro indicando que você violou os termos de serviço do Google.

Para qualquer pessoa que armazene seu trabalho na nuvem, perder abruptamente o acesso aos dados — especialmente devido a uma violação de termos de serviço — é assustador. É o que está acontecendo com algumas pessoas, de acordo com relatos no Twitter. Rachael Bale, repórter que cobre crimes contra a vida selvagem na National Geographic, disse na terça-feira (31) que um rascunho de sua história foi "congelado" pelo Google:

"Alguém já foi trancado para fora de um doc no @googledocs? Meu rascunho de uma história sobre crime contra a vida selvagem foi congelado por violar seus termos de serviço.” 

Outros relataram erros parecidos: 

"Você está terminando uma matéria sobre partidos pós-socialistas da Europa oriental no Google Drive e o Google o remove porque é uma violação dos seus termos de serviço?? 

Em resposta a alguns desses relatos, um funcionário do Google disse no Twitter que a equipe responsável pelo Google Docs estava investigando o assunto. Mais tarde, o Google disse em uma declaração oficial que "fez um alteração de código que sinalizou incorretamente uma pequena porcentagem do Google Docs como abusiva, o que fez com que esses documentos fossem automaticamente bloqueados. Uma correção está pronta e todos os usuários devem ter acesso total a seus documentos". 

Embora o erro pareça ter sido uma falha técnica, o fato de o Google ser capaz de identificar conteúdo “mau” no Google Docs serve de lembrete: muito do que você envia, recebe ou escreve no Google é monitorado. Embora muitas pessoas possam estar cientes de que o Gmail varre seus e-mails — por exemplo, para que o recurso de resposta inteligente possa elaborar respostas para serem sugeridas —, essa política se estende para outros produtos do Google também. 

"Nossos sistemas automatizados analisam seu conteúdo para fornecer recursos relevantes para o produto, como resultados de pesquisa personalizados e detecção de spam e malware", diz os termos de serviço do Google Drive, o conjunto de ferramentas de produtividade da qual o Google Docs faz parte. "A Política de Privacidade do Google explica como tratamos os seus dados pessoais e protegemos sua privacidade quando você usa o Google Drive". 

Se você der uma lida na política de privacidade do Google, verá que o Google é bastante direto a respeito dos dados que coleta. 

"Nós coletamos informações sobre os serviços que você usa e como você os usa, como quando você assiste a um vídeo no YouTube, visita um site que usa nossos serviços de publicidade ou vê e interage com nossos anúncios e conteúdo", diz ela. 

O que significa quando o Google diz "coletar informações"? Esta página explica melhor: 

"Isso inclui informações como seus dados de uso e preferências, mensagens do Gmail, perfil no G+, fotos, vídeos, histórico de navegação, pesquisas de mapas, documentos ou outro conteúdo hospedado no Google. Nossos sistemas automatizados analisam essa informação quando ela é enviada e recebida e quando está armazenada". 

O Google refere-se explicitamente aos documentos (“doc”, na versão em inglês) — embora em minúsculas — como um exemplo do tipo de conteúdo do qual extrai informações. Pedi ao Google esclarecimentos no sentido de saber se eles realmente leem o conteúdo de um documento hospedado no Google Docs. 

O Google disse que, tecnicamente, não lê os arquivos, e que em vez disso usa um sistema automatizado de correspondência de padrões para procurar indicadores de abuso. Embora possa identificar blocos de dados que possam sugerir uma violação, o sistema não extrai significado do conteúdo, de acordo com um porta-voz da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]