• Carregando...
 | J StimpFlickr
| Foto: J StimpFlickr

A TIM é a primeira operadora que atua na América Latina a ativar o VoLTE, novidade tecnológica que migra as ligações de voz para a rede 4G LTE, transformando-a em dados e trazendo melhorias diversas, especialmente na qualidade das chamadas.

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

A primeira localidade a receber o VoLTE, ontem (24), foi Brasília (DDD 61). Até o fim do mês, a novidade chegará a outras seis cidades: Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia. O cronograma da TIM prevê que, até o final de 2017, todas as cidades onde a operadora oferece 4G LTE na faixa dos 700 MHz, além das principais capitais do país terão acesso ao VoLTE. 

Segundo Carlos Eduardo Spezin Lopes, diretor Comercial da TIM para a Região Sul, Curitiba receberá o VoLTE em setembro. Assim como o Rio de Janeiro e outras localidades onde a faixa dos 700 MHz ainda não foi liberada da TV analógica, em Curitiba o VoLTE será implementado nas outras faixas em que já opera o 4G (1800 e 2600 MHz). A previsão de liberação dos 700 MHz na capital paranaense é para janeiro de 2018.

A principal vantagem do VoLTE é a melhora na qualidade das chamadas devido à forma como o áudio é enviado e recebido, em pacotes IP. A TIM chama essa melhoria de “voz em HD”, ou alta definição.

Outras vantagens, segundo Lopes, são o menor tempo para estabelecer as ligações (de oito para dois segundos), a redução no consumo da bateria durante as chamadas em até 35% e a continuidade da conexão de dados 4G durante chamadas (hoje, ela cai para 3G ou 2G durante a conversa).

A operadora garante que não haverá encarecimento do serviço e a cobrança será feita da mesma forma que é hoje, ou seja, por minutos, sem relação alguma com a franquia de dados. Segundo Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, “não haverá qualquer tarifação adicional ou ajuste nas ofertas. O cliente também não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede quer utilizar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor”.

Como usar

Não é preciso fazer nada para ativar o recurso, mas três requisitos precisam ser atendidos para usufruir dele: 

  • Os celulares envolvidos na chamada precisam ser compatíveis com VoLTE;
  • A(s) operadora(s) ter(em) suporte a VoLTE; e
  • Estarem em regiões abrangidas pela tecnologia.

Ou seja, nesse primeiro momento, apenas clientes da TIM que ligarem para outro cliente da operadora, ambos em Brasília, terão as vantagens do VoLTE. Outra restrição, mas essa apenas inicial e de aspecto estratégico, é que o VoLTE só estará disponível para clientes pós-pago e Controle.

Em relação aos aparelhos, a TIM tem uma página que lista os do seu portfólio compatíveis. Há modelos simples e baratos, como o LG K4, comercializado por até R$ 450 no varejo. Lopes diz que "antigamente, quando se lançava uma tecnologia, ela era muito na ponta (precisava de um iPhone, ou Samsung acima de R$ 2 mil). Essa tecnologia [VoLTE] estará mais acessível aos consumidores". A lista completa, que não inclui qualquer modelo do iPhone, pode ser vista aqui (PDF).

Em caso de perda do sinal 4G, o sistema antigo entra em ação. A promessa da TIM é que a migração será transparente e sem transtornos para os clientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]