• Carregando...
Conversa pelo WhatsApp. | Santeri Viinamäki/Wikimedia Commons
Conversa pelo WhatsApp.| Foto: Santeri Viinamäki/Wikimedia Commons

O WhatsApp está testando um recurso para tentar mitigar a proliferação de correntes e boatos em sua plataforma. De acordo com sites que analisam versões de testes do aplicativo, mensagens que são encaminhadas com alta frequência passarão a exibir um rótulo de alerta, para o remetente e os destinatários, indicando isso.

Os sites Whatsappen.nl e WABetaInfo descobriram o novo recurso em uma versão de testes do WhatsApp para iOS. Ela mostra o rótulo “Encaminhada muitas vezes” em mensagens que foram encaminhadas mais de 25 vezes.

O encaminhamento de mensagens é um mecanismo popular, mas desencorajado pelo WhatsApp para o envio legítimo de uma mesma mensagem para diversas pessoas.

Além de haver uma limitação no encaminhamento de mensagens, de 30 pessoas por vez, o WhatsApp tem outro recurso similar, o de “listas de transmissão”, que permite enviar a mesma mensagem para centenas de pessoas. As listas de transmissão exigem que o destinatário tenha o número do remetente salvo na agenda de contatos, caso contrário as mensagens não são entregues. Por esse motivo, elas não são usadas por spammers.

O encaminhamento de mensagens também é bastante comum em golpes do WhatsApp que pedem à vítima para repassar mensagens e links com a promessa de liberar uma suposta vantagem após ele fazer isso. Casos como o dos ovos de Páscoa da Kopenhagen e o que mudaria a cor do aplicativo do WhatsApp.

Alerta ao remetente, antes de enviar a mensagem.WABetaInfo/Reprodução

Alerta ao destinatário, no balão da mensagem recebida.WABetaInfo/Reprodução

O novo rótulo não faz juízo do conteúdo e não interfere no envio da mensagem — ela não é bloqueado. Trata-se apenas de um sinal de que aquela mensagem foi encaminhada muitas vezes, característica comum de correntes, boatos e mensagens de spam que se disseminam rapidamente pelos grupos do WhatsApp.

Ao site Whatsappen.nl, um porta-voz do WhatsApp informou que a empresa está atenta ao uso indevido do aplicativo e que acompanha de perto as ações de spam.

O rótulo de mensagens encaminhadas muitas vezes ainda não tem data para ser liberado e, como todo recurso em testes do WhatsApp, pode ser engavetado e jamais chegar ao grande público.

Leia mais:Notícias sobre o WhatsApp

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]