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O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, segundo estudo da FGV | Lucas Pontes/Gazeta do Povo
O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, segundo estudo da FGV| Foto: Lucas Pontes/Gazeta do Povo

O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, a maioria (154 milhões) smartphones, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (16) em São Paulo pela universidade Fundação Getulio Vargas (FGV).

O 26ª Relatório Anual de Tecnologia da Informação calculou que o Brasil conta com três terminais (computadores, tablets ou smartphones) para cada dois habitantes.

Atualmente, o Brasil tem 152 milhões de computadores e tablets “em uso”, que representam três computadores para cada quatro habitantes. Desse total, 24 milhões são tablets.

Pela primeira vez em trinta anos, segundo o estudo, a venda anual de computadores e tablets caiu em 2014, com uma redução de 10% em comparação a 2013.

No entanto, de acordo com o estudo, em 2015 esse número se elevará para 22 milhões (8% a mais), impulsionada pela venda de tablets, que representam mais da metade do valor.

Setor corporativo

Segundo o relatório, das seis mil empresas analisadas, 2.340 relataram que usam ferramentas da tecnologia de informação para sua cadeia produtiva, e a despesa para esses recursos representou 7,6% do faturamento no último ano (o dobro no setor bancário).

Nas projeções do estudo, o Brasil terá um computador ou tablet por cada habitante, com um total de 208 milhões, no biênio 2017-2018.

Somando os televisores, o Brasil supera em 36% a média mundial, com mais de um aparelho por habitante (1,04 per capita).

Sistemas

O professor Fernando Meirelles, um dos responsáveis pelo estudo, ressaltou que o Windows domina os sistemas operacionais das empresas com 97% – a fatia restante é dividada entre o Linux e Mac.

A presença nas empresas brasileiras dos sistemas operacionais de software livre Linux e Unix diminuiu 7% desde 2008.

Nos programas de e-mail corporativo, o Gmail – líder entre os usuários particulares – representa entre 7% e 8%, enquanto em relação aos navegadores as empresas utilizam Explorer (85%), Google Chrome (8%) e Mozilla Firefox (6%).

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