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Fernando da Silva no centro de pesquisa: início da produção própria | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Fernando da Silva no centro de pesquisa: início da produção própria| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Menina dos olhos

A grande aposta da Nunesfarma para a estreia de sua marca própria é o Sulfato de Zinco. Ainda inédito no Brasil, o produto faz parte da lista de medicamentos essenciais elaborada pelo Ministério da Saúde e é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por sua eficácia no combate à diarreia, uma das principais causas de mortalidade infantil. "Mais que uma oportunidade de negócio, é uma forma de contribuirmos com a melhoria da saúde pública do país", diz Fernando César da Silva.

A Nunesfarma estreou na distribuição de medicamentos com sede em uma garagem no bairro Parolin, na capital paranaense. Hoje, 34 anos depois, deve fechar o ano com faturamento próximo de R$ 40 milhões e se prepara para o próximo passo: lançar sua própria marca de medicamentos. Selecionada pela Fomento Paraná para receber crédito da linha Inovacred, a empresa deve atingir um investimento de R$ 9,5 milhões em um centro de pesquisa e desenvolvimento para apostar em medicamentos básicos para a saúde pública.

O financiamento é de aproximadamente R$ 3,9 milhões e será destinado à finalização no centro, com compra de equipamentos, serviços de consultoria, treinamentos e software. "O crédito com condições especiais será essencial, não teríamos como acelerar o processo sem ele", diz o sócio-diretor Fernando César da Silva. A empresa já investiu R$ 3,5 milhões na construção da estrutura e deve completar o crédito conquistado para alcançar a soma de R$ 6 milhões necessária para a conclusão do projeto.

O vislumbre da nova oportunidade veio da experiência diária com a operação de distribuição, quando o empresário viu que o mercado carecia de uma concorrência significativa em alguns produtos para oferecer um preço mais competitivo. Por isso, a iniciativa vem no sentido de complementar a operação básica de distribuição, na qual a empresa tem grande know-how.

Com parceiros brasileiros e indianos, a princípio a Nunesfarma deve lançar 16 medicamentos básicos voltados para a saúde pública, que já é seu foco de distribuição. Um exemplo é o como ácido acetilsalicílico (AAS), empregado como anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos. "Enquanto as indústrias apostam em medicamentos biológicos de maior complexidade, como na área de oncologia, vimos a carência da oferta de medicamentos básicos, principalmente nas licitações do SUS", diz o diretor.

Com pleno funcionamento previsto em dois anos, o centro deve ser responsável por um incremento de 60% no faturamento da empresa. Dez funcionários serão contratados para unidade.

O desafio do momento é preparar a cultura interna da empresa para esta nova fase e, mais tarde, agregar novos itens ao rol de produtos. "Estamos trabalhando no projeto há cinco anos, entrar no processo de inovação é quase uma jornada hollywoodiana, é um momento histórico para a empresa", comemora Silva, que acompanha o trabalho desde o início, quando, aos 12 anos, ajudava o pai.

Crédito

O Programa Inovacred oferece financiamento a empresas com receita operacional bruta de até R$ 90 milhões ao ano e visa ampliar a competitividade no âmbito regional ou nacional. A Fomento Paraná é agente financeira da Finep para a linha Inovacred desde o início de 2014 e para estas operações conta com um limite de R$ 80 milhões. A instituição recebeu e está analisando um conjunto de propostas que podem ser enquadradas nessa linha de crédito e que somam aproximadamente R$ 33 milhões.

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