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 | Henry Milléo/ Gazeta do  Povo
| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

A onda vintage passou pela moda, decoração e eletrodomésticos até chegar aos brinquedos, guloseimas e, agora, à perfumaria. O design antiguinho, com um pé no retrô, faz sucesso com consumidores nostálgicos e atrai os novos, adeptos do estilo. “A estratégia resgata antigos clientes e ainda pode conquistar novos, contaminados pelo entusiasmo de quem já conhece o produto. Não deixa de ser um bom reforço no caixa em tempos de crise”, opina Marcelo Pontes, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

Os relançamentos fazem sentido quando a marca é forte e o produto teve um excelente desempenho no mercado. Para o professor, o recurso exige estudos de viabilidade e não pode ser usado indiscriminadamente, sob o risco de banalizar seus efeitos. “Também é uma forma de inovar, dando sobrevida a um bom projeto”, diz.

Nos últimos anos, vitrines e gôndolas receberam a reedição de produtos que foram sucesso de vendas, como o chocolate Lollo, da Nestlé, que teve a produção suspensa no Brasil em 1992, quando a empresa trouxe o Milkybar para o mercado nacional. Em 2012, a pedido do público, o Lollo voltou.

A Estrela também apostou no resgate de brinquedos que fizeram parte da infância dos maiores de 40. Gênius e Ferrorama, entre outros, voltaram às prateleiras. “São itens que fazem parte da memória afetiva de quem brincou com o produto e hoje compra brinquedos para os filhos. Já vem com a chancela de quem tem poder de decisão e paga pelo presente”, observa Pontes.

Perfumaria

Atentos aos apelos de consumidores saudosistas, O Boticário também reeditou fragrâncias dos anos 80, 90 e 2000 que já não fazem mais parte de suas linhas de produção. A coleção Amores Inesquecíveis trouxe de volta sete perfumes – Crazy Feelings, Innamorata, Insensatez, Femme.com, Rhea, Annete e North Wind – mencionados por mais de 4 mil consumidores que manifestaram sua memória olfativa na fanpage da marca, no Facebook, entre 2013 e 2014.

Divulgação

Com vendas exclusivas pelo site ou pelo telefone (0800 729 9060), a coleção pretende reforçar a conexão com consumidores fiéis, como o bancário aposentado Vilson Franco, de 54 anos. “Fiquei muito triste quando o North Wind saiu de linha. Comprei um estoque na época e alternei com outros perfumes, para não gastá-lo de uma vez. Depois do relançamento, já comprei dois frascos”, conta. Franco ganhou o primeiro vidro de North Wind da ex-esposa, e sempre achou que a fragrância combinava com sua pele.

Amores Inesquecíveis terá uma edição limitada, envasada na embalagem ânfora, ícone da perfumaria de O Boticário. Os frascos, de 110 ml, custam R$ 89. Foram produzidas 2,5 mil unidades de cada fragrância. De acordo com a gerente de perfumaria da marca, Marselha Tinelli, a coleção de antigas fragrâncias é mais que um projeto comercial e não deve ter impacto no faturamento. “A memória afetiva que a perfumaria reativa tem relação íntima com a identidade de quem usa a fragrância. O objetivo é estreitar laços com o consumidor”, diz.

Desde que a coleção foi lançada, na semana passada, uma nova lista de perfumes tem sido solicitada para relançamento pelos consumidores, como Dreams, Homme.com, My Love e Royaltty. De acordo com a executiva, não há planejamento para uma segunda edição de produtos descontinuados, mas a nova rodada não está descartada, caso o desempenho da campanha seja positivo.

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