• Carregando...
Suíça lidera o ranking  do World Happiness Report 2015 | BKP/Wikimedia
Suíça lidera o ranking do World Happiness Report 2015| Foto: BKP/Wikimedia

Os países com os melhores índices de felicidade de suas populações têm em comum economias fortes e desenvolvidas, estados que garantem acesso a sistemas de saúde e educação de qualidade e um sistema social em que há grande confiança entre seus membros – o que inclui baixos índices de corrupção. Segundo um ranking que faz parte do World Happiness Report 2015, publicado no fim de abril, a Suíça é o país com o maior índice de felicidade.

Um dos autores do ranking, o economista Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia, destacou em um artigo publicado no Huffington Post que o relatório mostra como os estudos sobre o bem-estar têm evoluído para mostrar que não é apenas a renda que define se a população de um país é mais ou menos feliz (ou diz ter maior ou menor qualidade de vida).

“A satisfação com a vida depende de redes de apoio social fortes, da generosidade e voluntarismo, da ‘confiança generalizada’ entre estranhos na sociedade, e da confiança no governo”, escreve Sachs. Por isso, um país rico, como os Estados Unidos, mas onde a rede de segurança social é menos extensa do que em nações como Noruega e Suécia, fica para trás no ranking – é o 15º colocado entre 154 países.

Para formar o índice de felicidade, os pesquisadores levam em conta a renda per capita, o apoio social, a expectativa de vida saudável, a liberdade de se fazerem escolhas, a generosidade e a percepção de corrupção. Os índices são corrigidos estatisticamente. O Brasil vai muito bem no ranking, é o 16º colocado, com bons índices de apoio social.

Veja quais são os cinco países com os maiores índices de felicidade.

  • Suíça é o líder do ranking, com pontuação 7.587.
  • A Islândia, apesar do frio constante, fica em segundo lugar, com 7.561 pontos.
  • A Dinamarca é o terceiro país mais feliz do mundo, segundo o ranking, com 7.527 pontos.
  • A Noruega ficou em quarto lugar, com 7.522 pontos.
  • O Canada fecha o top 5 do ranking, com 7.427 pontos.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]