• Carregando...
Pagamento do imposto à vista concede 3% de desconto ao contribuinte | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Pagamento do imposto à vista concede 3% de desconto ao contribuinte| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos: os primeiros prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começam a vencer nesta segunda-feira (23), dependendo do número da placa do automóvel.

Esse primeiro prazo vale para carros cuja placa termina com os números 1 ou 2. Para outros números de placa, a data limite para pagamento acontece até a próxima sexta-feira (27). Confira a tabela completa com os prazos de pagamento do IPVA.

Desconto à vista

O governo oferece a opção de pagamento parcelado, em até três vezes, utilizando duas das guias de recolhimento recebidas a partir de 28 de dezembro do ano passado e mais uma que deverá ser entregue após o primeiro pagamento. Pagar à vista, porém, pode ser mais vantajoso: o IPVA sai com 3% de desconto para quem opta por desembolsar o valor total de uma só vez.

Os boletos podem ser quitados nas instituições bancárias credenciadas - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi.

Já quem adquiriu um veículo novo e irá pagar o IPVA do automóvel pela primeira vez não possui a opção do parcelamento, nem desconto. Nesse caso, o imposto deve ser quitado em até 30 dias a partir da data de aquisição.

DPVAT em pagamento separado

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), ou “Seguro Obrigatório”, deverá ser quitado no mesmo prazo do IPVA, seja à vista ou parcelado. Para efetuar o pagamento, no entanto, é necessário gerar e imprimir uma guia por meio do site da Seguradora Líder, que administra o imposto. O serviço está disponível na página entre 6h e meia noite.

Arrecadação em 2017

A estimativa de arrecadação de IPVA prevista na proposta orçamentária de 2017 é de R$ 3,38 bilhões, 5% maior do que o previsto para 2016.

O ano de 2017 será o primeiro em que os contribuintes terão o valor do imposto reduzido ou quitado integralmente devido à adesão ao programa Nota Paraná. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefa), 39 mil pessoas solicitaram a transferência de créditos do programa para abater do IPVA.

Com o DPVAT em dia o proprietário do veículo possui benefícios em caso de acidente de trânsito. Entre eles a cobertura de despesas médicas hospitalares, reembolso em caso de invalidez permanente e indenização em caso de morte.

Atrasos no pagamento

Proprietários de veículos que não pagarem o imposto dentro do prazo terão de arcar com multa de até 10%, além de juros. Carros que apresentarem débitos do IPVA não receberão o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito.

Além disso, a transferência de posse do veículo também fica impedida,e o proprietário é inscrito no Cadin (Cadastro Informativo Estadual). Isso ocasiona uma série de restrições com o governo, como a impossibilidade de emissão de Certidão Negativa de Débitos Tributários e o não recebimento de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná.

Confira os prazos de pagamento do IPVA 2017

Pagamento à vista

FINAIS DE PLACA PRAZO
1 e 2 23/1 (segunda-feira)
3 e 4 24/1 (terça-feira)
5 e 6 25/1 (quarta-feira)
7 e 8 26/1 (quinta-feira)
9 e 0 27/1 (sexta-feira)

Pagamento parcelado

FINAIS DE PLACA 1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA
1 e 2 23/1 (segunda-feira) 20/2 (segunda-feira) 20/3 (segunda-feira)
3 e 4 24/1 (terça-feira) 21/2 (terça-feira) 21/3 (terça-feira)
5 e 6 25/1 (quarta-feira) 22/2 (quarta-feira) 22/3 (quarta-feira)
7 e 8 26/1 (quinta-feira) 23/2 (quinta-feira) 23/3 (quinta-feira)
9 e 0 27/1 (sexta-feira) 24/2 (sexta-feira) 24/3 (sexta-feira)

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]