• Carregando...

Quase 98 mil empregos com carteira assinada foram cortados no país em abril. É o pior resultado para o mês em mais de duas décadas, informou o Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (22). A última vez em que houve retração no mercado de trabalho formal em abril foi em 1992, de acordo com a série histórica divulgada pelo governo. Mesmo assim, o corte na ocasião foi menor, de 63,2 mil empregos com carteira assinada. No Paraná, o saldo fechou negativo pela primeira vez no ano, em 2 mil postos.

“A redução de vagas veio acima do esperado e resulta numa visão pior para o PIB [Produto Interno Bruto] neste ano. Menos emprego significa menos renda e, consequentemente, menos consumo”, afirma André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. Segundo ele, o dado sinaliza, contudo, que a inflação no ano que vem pode cair, como deseja o governo.

Resultado do Caged de abril foi pior que o esperado, diz ministro

País perdeu em abril 97.828 empregos, no pior resultado da história para o mês

Leia a matéria completa

Demissões

Em abril, a indústria de transformação foi a que mais contribuiu para a redução do estoque nacional de empregos. Foram quase 54 mil postos extintos no mês passado. Dos 12 segmentos industriais monitorados, dez reduziram o número de empregos. A maior diminuição ocorreu na indústria de alimentos e bebidas, onde 13,4 mil vagas foram ceifadas.

A produção da indústria brasileira vem caindo diante da desaceleração da economia e da dificuldade das empresas em manter o nível de exportações – até abril houve redução de 11% nos embarques de bens manufaturados ao exterior. No acumulado dos últimos 12 meses até março deste ano, houve queda de 4,7% na produção industrial, segundo dados do IBGE. Uma redução tão alta no ritmo de atividade não ocorria desde janeiro de 2010.

Mas o setor industrial não foi o único a enxugar sua força de trabalho. Houve queda no estoque de empregos dos setores extrativo mineral (-823 postos), de serviços industriais de utilidade pública (-92), construção civil (-23.048), comércio (-20.882), serviços (-7.530) e administração pública (-73). Houve aumento das vagas formais somente no setor agrícola, onde 8.470 empregos foram criados.

Até o momento, o número de demissões supera o de contratações no ano. Somente em março houve saldo positivo. No total, foram menos 137 mil vagas, pior resultado desde pelo menos 2002 – o governo não divulgou dados anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]