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A Petrobras despencou no ranking das 2 mil maiores empresas de capital aberto do mundo, organizado pela revista Forbes. Em grave crise, a petrolífera caiu da 30.ª para a 416.ª posição, informou a publicação americana nesta quarta-feira (6). Segundo a Forbes, o recuo foi causado pelos escândalos de corrupção e perdas contábeis. O Brasil aparece com um total de 24 companhias, uma a menos do que no anterior. A melhor posicionada é o Itaú, no 42.º lugar no ranking geral, quatro acima da listagem de 2014.

Copel

A Copel está entre as 2 mil maiores empresas do mundo listadas pela revista Forbes . A companhia é a única do Paraná a figurar no ranking, e ocupa a posição 1.765. Segundo a revista, a posição da Copel foi garantida por receitas de US$ 5,9 bilhões em 2014, lucro de US$ 512 milhões, patrimônio de US$ 9,6 bilhões e valor de mercado de US$ 2,2 bilhões.

Entre as petroleiras, a Petrobras agora é a 32.ª maior do mundo, atrás de empresas bem menos renomada internacionalmente, como a indiana Reliance Industries (142.ª no mundo) e a PTT, da Tailândia, que detém o 225º no ranking que inclui todas os setores. No ano passado, a estatal era a 9.ª maior petrolífera do mundo, de acordo com o levantamento da Forbes.

A lista Global 2000 de 2015 inclui companhias de 61 países. Graças ao bom desempenho dos mercados de ações em todo o mundo, a revista afirma que o valor de mercado total das empresas da lista cresceu 9% frente ao ano anterior, para US$ 48 trilhões. Seus ativos são avaliados em US$ 162 trilhões. Juntas, elas compartilham um total de US$ 39 trilhões em receitas e de US$ 3 trilhões em lucro.

A lista é dominada por empresas chinesas. A maior delas é o Industrial & Commercial Bank of China, que teve receitas de US$ 166 bilhões e valor de mercado de US$ 278 bilhões. A primeira empresa de fora da China no ranking é a americana Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, na quinta colocação, com receitas de US$ 194 bilhões.

Para o ranking, a Forbes leva em conta, além do faturamento, o lucro, o patrimônio e o valor de mercado das companhias.

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