• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 0,8% em 2014 em relação ao ano anterior, conforme estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada nesta sexta-feira (27). Em 2013, o estado marcou um crescimento de 5%, bem à frente da média nacional naquele ano, de 2,3%.

Economia brasileira cresce 0,1% em 2014, diz IBGE

No quarto trimestre de 2014 houve expansão de 0,3%, resultado pouco acima do 0,2% do terceiro trimestre

Leia a matéria completa

O baixo crescimento nacional impactou no panorama paranaense, embora o estado tenha tido o cenário amenizado por conta da recuperação da agricultura local, especialmente da safra de inverno. O desempenho do comércio varejista e atacadista, o dinamismo do sistema financeiro e o mercado de trabalho que continua crescendo, embora a taxas menores que nos anos anteriores, também contribuíram positivamente no índice estadual.

Apesar ser oito vezes maior do PIB nacional, o crescimento paranaense no ano passado foi pífio. “Percebe-se que, depois de três anos ininterruptos de crescimento considerável, a matriz produtiva paranaense vem acusando evidentes sinais de contágio da regressão das atividades produtivas, em âmbito nacional, especialmente a industrial”, afirma o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Ipardes.

No quarto trimestre de 2014, o PIB paranaense avançou 2,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado no Estado foi impulsionado pela recuperação das atividades agropecuárias, em especial a maior produção de trigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]