• Carregando...
Com retração do mercado brasileiro e queda nas exportações, fábrica de Curitiba tem ociosidade de 50%, segundo executivo. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Com retração do mercado brasileiro e queda nas exportações, fábrica de Curitiba tem ociosidade de 50%, segundo executivo.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Cerca de 130 empregados aderiram ao plano de demissões voluntárias (PDV) lançado pela Volvo em meados do ano, segundo o vice-presidente de Assuntos Corporativos da montadora, Carlos Morassutti. Ele participou nesta quinta-feira (27) do 1.º Fórum Automotivo Regional do Paraná, promovido pela AutoData Editora.

NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

A Volvo inaugura em setembro um novo centro de distribuição de peças e componentes na Região Metropolitana de Curitiba. A instalação, com 30 mil metros quadrados, fica na BR-277, em frente à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais. Hoje, a distribuição é feita a partir da própria fábrica da Volvo, instalada na CIC. “O novo centro terá um sistema mais moderno de recebimento e estocagem de peças”, disse o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Volvo, Carlos Morassutti.

O plano, portanto, ficou longe de resolver a situação da empresa. Instalada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Volvo afirma que a forte queda na venda de caminhões – de 55% nos sete primeiros meses de 2015 – criou um excedente de 600 funcionários.

Com uma capacidade ociosa em torno de 50%, a montadora já eliminou um turno de produção e, segundo Morassutti, até dezembro 600 pessoas vão ficar em casa, com os contratos de trabalho suspensos temporariamente dentro do regime de layoff.

“Temos dúvidas sobre qualquer recuperação do mercado até lá”, afirmou Morassutti aos empresários que participavam do fórum. O executivo disse à Gazeta do Povo que a empresa ainda não decidiu o que fará na sequência, mas assegurou que a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) – possibilidade avaliada pela unidade paranaense da Volkswagen – está fora de cogitação no momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]