• Carregando...
 | /
| Foto: /

Se você é um profissional que trabalha produzindo algum tipo de conteúdo e ainda não possui um portfólio para exibir seus melhores projetos, saiba que você está perdendo tempo — e até possíveis vagas de empregos ou novos clientes. Isso porque, no contexto atual do mercado de trabalho, é preciso fazer ainda mais bonito para se destacar e, como garante a consultora de carreira Taís Targa, um portfólio é uma boa “arma nessa batalha” .

Na prática, como explica Taís, o portfólio é indispensável apenas para quem trabalha com criação, como designers, publicitários, jornalistas, cineastas, ilustradores e por aí em diante. A consultora, porém, não descarta que, se bem pensado, ele pode servir também para outros tipos de profissionais.

LEIA MAIS: Sites que podem te ajudar a montar um bom portfólio

“Alguns profissionais mais ousados da área comercial, por exemplo, podem ter um portfólio mostrando quais empresas atendeu ou já comercializou. Mas nesses casos é de caráter opcional, faz diferença, mas não é ‘obrigatório’ como em outras áreas”, explica.

Taís alerta, porém, que antes de iniciar a montagem do portfólio é importante saber que ele não substitui o currículo, mas sim,é um complemento dele. Portanto, é preciso que as duas coisas existam e sejam bem feitas. “No currículo o profissional diz o que realizou e estudou, ele tem um formato mais padrão. Já no portfólio ele tem espaço para mostrar um pouco da história e como colocou em prática tudo aquilo que estudou”, destaca a consultora.

Com isso em mente, é hora de ser criativo e selecionar os melhores trabalhos para não passar despercebido no mercado.

Formato

A principal essência de um bom portfólio é ser criativo, portanto, seu formato é totalmente livre e adaptável. Porém, é importante ficar atento aos detalhes para que ele cumpra o objetivo desejado.

O primeiro ponto é escolher se ele deve ser impresso ou online. De acordo com Taís, o mundo atual é essencialmente digital e, portanto, os profissionais não devem abrir mão de um portfólio online. “O profissional que quiser pode também ter uma versão impressa em uma pasta para levar no dia da entrevista, mas nesse caso ela precisa ter um impacto grande”, reforça.

Além do fato do mundo corporativo estar cada vez mais digital, um portfólio hospedado em um site facilita outros três pontos: não enche a caixa de e-mail dos recrutadores com arquivos pesados, não precisa ser levado pessoalmente e é mais barato para os candidatos, já que existem centenas de sites gratuitos para a hospedagem.

Um segundo detalhe na hora de escolher o site em que montará o portfólio é o objetivo que o profissional deseja alcançar com ele. De acordo com Taís, se for um profissional livre e a ideia for exibir os trabalhos para conseguir novos clientes, é interessante que ele compre um domínio próprio na rede, com um endereço mais profissional como nomeesobrenome.com.br. Mas se está em busca de um novo emprego e apenas se candidatando para uma vaga, não há nenhum problema em usar sites livres como Flickr, Behance ou Squarespace.

Organização

Depois de escolhido onde os trabalhos ficarão na rede e se também terão uma versão impressa, o passo seguinte é selecionar quais deles serão exibidos. Novamente, não há uma regra para ser seguida.

“Nessa etapa, um erro comum é achar que volume é melhor que qualidade”, alerta Taís. “Não existe um tamanho padrão. Os mais experientes terão mais o que mostrar, os iniciantes menos, mas o que faz a diferença no final é a qualidade dos trabalhos”, completa.

Segundo a consultora, também não há problemas em se usar trabalhos feitos ainda na faculdade, em estágios ou executados em grupo. Para ela, inclusive essa é uma boa saída para quem está iniciando no mercado. No caso de trabalhos em grupo, porém, é imprescindível deixar claro qual foi a sua participação, além de dizer quem são os integrantes da equipe.

Com os trabalhos em mãos, a tarefa seguinte é organizar em que ordem eles serão exibidos. Mais uma vez, não há fórmulas exatas. Há quem diga que ele pode seguir a ordem cronológica, do melhor trabalho para o pior ou ainda o caminho inverso. Há também aqueles que acreditam que deve ser seguido o modelo “10-1-2-3-4-5…”, ou seja, o melhor trabalho primeiro, depois o pior e então uma sequência crescente. “Essa organização é definida de forma pessoal, mas o profissional deve pensar bem antes de fazer”, alerta a consultora. Uma saída é contar com a ajuda de amigos ou colegas de profissão para isso.

Por fim, os profissionais não podem esquecer de aspectos visuais e estéticos, já que um portfólio precisa ser bonito e criativo. “Ele é uma ferramenta visual e precisa conquistar nesse aspecto. Sem contar que um profissional que trabalha com conteúdo precisa ser criativo e o próprio portfólio deve mostrar muito bem essa característica”, ressalta Taís.

 | Bigstok

Veja 10 sites para montar um bom portfólio online

Reunir seu histórico de trabalhos, como textos, fotos e projetos, ajuda na busca por um emprego ou atividade freelancer

Na internet é possível encontrar uma infinidade de ferramentas para montar um bom portfólio – instrumento importante para reunir trabalhos anteriores e mostrar o que você sabe fazer em uma entrevista de emprego ou na busca por trabalhos freelancers. Elas oferecem desde modelos prontos até temas que podem ser altamente customizados. No fim, tudo vai depender do tipo de trabalho que você desenvolve e de como pretende exibir isso na web. Veja alguns sites que podem ajudar:

Confira o passo a passo para montar um bom portfólio online

Flickr

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/flickr.jpg
Reprodução

O Flickr é uma plataforma de compartilhamento e organização de fotografias. Ele tem um formato fixo, mas também pode ser dividido por álbuns, o que faz com que seja fácil de ser usado como portfólio para fotógrafos.

WordPress

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/wordpress.jpg
Reprodução

O WordPress é uma “evolução” dos primeiros blogs na internet e tem a vantagem de ser altamente personalizável. Ele possui desde temas prontos até aqueles que podem ser desenvolvidos pelo próprio usuário. Ele pode ser usado no modo grátis, onde levará no endereço eletrônico o final .wordpress.com ou no modo pago, em que o nome do site ficará no formato seusite.com.

Squarespace

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/squarespace.jpg
Reprodução

O Squarespace funciona de forma bem semelhante ao WordPress, mas é mais atual e com um visual um pouco mais intuitivo. Ele também traz diversas opções prontas que podem ser adaptadas.

Medium

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/medium.jpg
Reprodução

O Medium é uma plataforma de textos, uma espécie de blog com um visual moderno. Ele é uma boa alternativa gratuita para quem trabalha apenas com textos.

Adobe Portfolio

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/adobe.jpg
Reprodução

Ela é uma plataforma da Adobe exclusivamente pensada para montar portfólios. Ela é altamente personalizável e pensada, principalmente, para quem trabalha com criações usando os outros programas da Adobe.

Carbonmade

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/carbonmade.jpg
Reprodução

O Carbonmade é outra plataforma só para montar portfólios, ele é pago, mas também altamente personalizável. É pensado para vários tipos de profissionais e criações, com uma proposta de deixar o uso bem intuitivo.

Cargo colettive

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/cargo.jpg
Reprodução

O Cargo Colletive segue padrões semelhantes ao WordPress e Squarespace. A ideia, porém, é também ser uma rede social para conectar profissionais criativos.

Portfolio box

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/portfoliobox.jpg
Reprodução

Outra plataforma semelhante ao WordPress e Squarespace é o Portfolio Box. A diferença nesse caso é ela é ainda mais focada em portfólios e tem uma maior possibilidade formatos prontos que podem ser usados.

Behance

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/behance.jpg
Reprodução

O Behance funciona de forma semelhante ao Flickr, a ideia é mais ser uma rede social para criativos, mas também abre a possibilidade de exibir os trabalhos de forma atrativa.

Wix

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/21/Economia/Imagens/Futuro/wix.jpg
Reprodução

O Wix é mais uma plataforma de criação de sites e se destaca pelo número de modelos prontos que podem ser usados de forma personalizada. Assim como o WordPress, funciona em versões grátis que levam no endereço .wix.com ou versões pagas sem o Wix no nome.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]