• Carregando...
A linguagem ou conteúdo de um currículo podem, definitivamente, limitar as chances de um candidato de conseguir o seu emprego dos sonhos. | /Renato Stockler/Folhapress
A linguagem ou conteúdo de um currículo podem, definitivamente, limitar as chances de um candidato de conseguir o seu emprego dos sonhos.| Foto: /Renato Stockler/Folhapress

Para garantir uma boa primeira impressão na busca por empregos, existem alguns erros comuns que devem ser evitados a qualquer custo na elaboração de um currículo. Agora, o portal especializado Love Mondays publicou uma lista ainda mais específica: palavras que devem passar longe da sua descrição profissional.

LEIA MAIS: Trabalhar e morar na Irlanda é tão fácil quanto parece?

Segundo Jamie Hichens, Senior Talent Acquisition Partner do Glassdoor, “a linguagem ou conteúdo de um currículo podem, definitivamente, limitar as chances de um candidato de conseguir o seu emprego dos sonhos. Você tem um período limitado para se destacar aos olhos do recrutador – use esse tempo sabiamente”, escreve o executivo.

Confira a lista de palavras abaixo:

1.    Desempregado

Todas as funções exercidas devem ter data de início e término (quando não se tratar da posição atual) para evitar dúvidas. O termo é desnecessário, portanto.

2.    Trabalhador/pontual

Pontualidade e vontade de trabalhar são características esperadas pelo recrutador. Evite adjetivos “óbvios” no seu currículo.

3.    Digitação/Pacote Office

Habilidades a serem destacadas no currículo são aquelas que fazem a diferença no perfil profissional. Para a Love Mondays, digitação e Pacote Office são básicos e podem “não ser assim tão surpreendentes”. Ocupe o espaço com coisas que realmente são relevantes para a vaga que você está disputando.

4.    Objetivo profissional

Esse é um aspecto de debate entre especialistas em RH. Alguns dizem que é desnecessário – caso da Love Mondays, que diz ser “redundante” falar em objetivos profissionais se as suas experiências são consistentes. Por outro lado, há especialistas que defendem a necessidade de descrever seus objetivos no currículo e acreditam que é possível fazer isso de forma construtiva.

5.    Pronomes pessoais

“Eu, Ele, Ela” e quaisquer pronomes de primeira ou terceira pessoa passam impressão de que o currículo foi feito por outra pessoa. Em vez de “eu liderei um time por sete anos”, o correto é “sete anos de experiência em liderança”.

6.    “Especialista”

Só use termos como Especialista ou Expert caso tenha uma base realmente firme na área em questão. caso contrário, você precisa estar preparado para responder perguntas específicas e complexas na sua entrevista de emprego.

7.    Palavras negativas

Evite as palavras negativas. No seu currículo, descreva sempre o que você pode fazer, e não o contrário.

8.    Hobbies

Raramente interesses pessoais são relevantes para a vaga ou para a empresa. O essencial em um currículo são as informações sobre você e sobre suas em experiências profissionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]