• Carregando...
 | Pixabay
| Foto: Pixabay

Você precisa escrever um artigo, terminar um projeto ou fechar uma planilha. Mas o trailer de uma nova série chama sua atenção. Você deixa para depois o que deveria ser prioridade e se perde por horas no Youtube, se esquecendo completamente do tempo – e do trabalho a ser feito. O blogueiro Tim Urban não apenas lhe entende como chegou a montar um esquema de como funciona a cabeça de um procrastinador compulsivo.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Em uma conferência promovida pela fundação Sapling, que organiza as séries de palestras TED (Technology, Entertainment, Design), Tim fala sobre sua experiência pessoal como mestre da procrastinação e, de maneira bem humorada, mostra o quanto o problema é comum na vida das pessoas.

Não deixe para depois: oito aplicativos essenciais para ajudar procrastinadores

Tecnologias podem proporcionar uma rotina de trabalho mais produtiva

Leia a matéria completa

Para ilustrar por que estas coisas acontecem, o palestrante apresenta um esboço lúdico do cérebro de um procrastinador. Nele, aparecem dois personagens que Tim nomeia como o “Tomador de Decisões Racional” e o “Macaco da Gratificação Instantânea”. A todo tempo a dupla está disputando a mente das pessoas.

De acordo com o palestrante, na cabeça de quem deixa tudo para o outro dia, o Macaco da Gratificação Instantânea sempre vence a briga. “O Tomador de Decisões Racional fará a escolha racional de fazer algo produtivo, mas o Macaco não gosta desse plano, então assume o volante e diz: ‘Na verdade, vamos ler a página da Wikipedia inteira sobre o escândalo de Nancy Kerrigan e Tonya Harding, porque eu acabei de lembrar que isso aconteceu’.”

O conferencista também diferencia duas formas comuns de procrastinação: a que ocorre quando há um prazo e a que envolve projetos sem um tempo limite para conclusão. Neste segundo caso, adiar atividades pode também atrasar desde avanços importantes na carreira até aspectos relacionados à vida pessoal. “Precisamos pensar no que estamos realmente procrastinando, porque todo mundo está procrastinando em alguma coisa na vida”, ressalta.

O vídeo é uma boa lição para quem quer tirar seus projetos do papel o quanto antes e avançar na carreira em 2017, seja começando um projeto ou emprego novo, seja não acumulando tarefas no trabalho.

Falta de organização e perpeccionismo

A falta de energia, organização e entusiasmo são as razões pelas quais as pessoas mais adiam atividades importantes, segundo o escritor Mauricio Souto, que escreve sobre comportamento e motivação. O problema pode também estar associado à busca pela perfeição. Primeiro, porque pessoas perfeccionistas, em geral, preferem atividades mais desafiadoras às mais simples. Segundo, porque, nesses casos, o medo de fracassar e de errar é maior e tende a paralisar o indivíduo.

Dicas

Para ajudar a levar os projetos à frente, Maurício Souto dá cinco dicas. Que tal colocá-las em prática o quanto antes para começar o ano com tranquilidade? Confira:

1) Adquira o hábito de tomar decisões.

2) Quando tiver uma lista de coisas para fazer, comece executando as atividades mais simples e de rápida conclusão.

3) Caso tenha dificuldade em executar alguma tarefa, parta para a prática, mesmo que, para isso, você precise buscar a orientação de alguém. Nunca deixe de tomar uma atitude. “Melhor pedir ajuda do que ficar parado”, destaca o especialista.

4) Estabeleça prioridades. Saiba com exatidão o que é essencial para determinado momento e o que não dá para deixar para depois.

5) Fortaleça sua autoconfiança e aja. Faça o que tem que ser feito, ainda que você tenha medo. Lembre-se de que errar também faz parte do aprendizado e do amadurecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]