• Carregando...
Há opções de cursos em  todas as áreas e as bolsas trazem benefícios como auxílio mensal em dinheiro e curso de alemão. | Dietmar Rabich/Wikimedia Commons
Há opções de cursos em todas as áreas e as bolsas trazem benefícios como auxílio mensal em dinheiro e curso de alemão.| Foto: Dietmar Rabich/Wikimedia Commons

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de estudo em programas de pós-graduação na Alemanha. Os interessados podem escolher entre cursos de várias universidades e com duração de dez a 36 meses. Há opções de cursos em inglês ou alemão.

Os ganhadores das bolsas terão seguro-saúde, auxílio mensal de 750 euros para mestrado ou mil euros para PhD, um curso de alemão gratuito com duração de seis meses e poderão ter isenção completa da anuidade do curso.

LEIA TUDO sobre carreira e emprego

Mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança

O Programa Helmut Schmidt oferece bolsas para oito cursos de mestrado na área de Políticas Públicas e Boa Governança. As inscrições ficam abertas até 31 de julho para profissionais formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O perfil dos candidatos procurados é de jovens com forte engajamento social e político, que voltem para seus países e contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública.

É necessário ter bons conhecimentos de alemão ou inglês e rendimento acadêmico excelente. As aulas começam em 2018. As opções de cursos e mais detalhes estão disponíveis clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Fundação de Jorge Paulo Lemann indica 9 cursos grátis para alavancar a carreira

Pós-Graduação em Desenvolvimento

Por meio do programa EPOS, de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, o DAAD investe na educação de estudantes de países em desenvolvimento e recentemente industrializados. O objetivo é formar especialistas que possam atuar garantindo avanços para o seu país de origem. Há cursos em universidades focadas em Ciências Exatas, Humanas, Agrárias, Econômicas, Políticas, Sociais e Jurídicas.

Podem concorrer graduados com pelo menos dois anos de experiência profissional, mas os candidatos precisam provar que têm motivações relacionadas ao desenvolvimento. Os prazos variam de acordo com a universidade escolhida - os primeiros se encerram ao final de agosto. Para mais informações, clique aqui.

LEIA TAMBÉM: Três empresas do Paraná estão entre as melhores para trabalhar na América Latina

Ciências Humanas e Arquitetura

Outros programas de bolsa são voltados para pessoas no último ano de graduação matriculados em universidades brasileiras ou recém-formados e/ou com mestrado para as áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Música e Belas Artes, Design/Comunicação Visual e Cinema. Interessados podem se candidatar a cursos de mestrado, doutorado, especializações e cursos complementares de instituições reconhecidas.

Cada programa de bolsa tem um prazo específico para o encerramento das inscrições: para Arquitetura, 30 de setembro, para Artes Cênicas e Música, 31 de outubro, e para Belas Artes, Design/Comunicação Visual e Cinema, 30 de novembro. É preciso ficar atento já que é preciso enviar certos materiais via correio.

No Brasil, o DAAD tem um escritório nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Acesse o site do DAAD em português clicando aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]