• Carregando...
Conheça as bancas organizadoras que mais fazem os concursos do Paraná. | Valterci  Santos
/Arquivo Gazeta do Povo
Conheça as bancas organizadoras que mais fazem os concursos do Paraná.| Foto: Valterci Santos /Arquivo Gazeta do Povo

Recentemente, a Gazeta do Povo falou das cinco principais bancas de concursos nacionais que organizam editais de grandes órgãos, bastante cobiçados pelos concurseiros especialmente pelos altos salários: Cespe/UnB, Esaf, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio (para conhecer o estilo de cada uma, clique aqui).

Por que o Cespe é a banca mais temida pelos concurseiros?

Diferente dos concursos de abrangência nacional, em que há um predomínio das bancas organizadoras já consagradas, no Paraná – e provavelmente em todos os demais estados brasileiros – os editais estaduais e, principalmente, municipais estão disseminados nas mãos de diversas instituições de menor porte.

LEIA TAMBÉM: Vai fazer concurso? Conhecer o estilo das 5 principais bancas do país é crucial

Na prática, fica mais difícil para o candidato conhecer o perfil dessas bancas porque nem sempre existem informações suficientes disponíveis sobre essas instituições. A orientação dos especialistas, neste caso, é procurar as provas anteriores dessas bancas para refazer e treinar e buscar informações em fóruns e grupos de concurseiros.

Conheça o perfil de duas bancas paranaenses que fazem concursos estaduais

Neste ano até agora foram realizados 69 concursos no Paraná, 13 estaduais e 56 municipais, segundo levantamento feito pelo professor do Curso Aprovação e coach para concursos Carlos André. Segundo ele, é muito comum que a própria instituição organize o concurso e aplique a prova.

Dos 13 concursos estaduais feitos em 2017 no estado, seis foram realizados pelo próprio órgão que abriu o edital e sete editais feitos por bancas organizadoras, cada uma com um concurso cada: Cespe/UnB, PUC-PR, Fundação Carlos Chagas (FCC), Núcleo de Concursos da UFPR, Instituto Quadrix , Inaz do Pará e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

LEIA MAIS: “CIA brasileira” fará concurso com 300 vagas e salários de até R$ 16 mil

No âmbito municipal, o número de bancas organizadoras está ainda mais disseminado. Dos 56 editais realizados nos municípios paranaenses neste ano, 7 foram feitos pela própria instituição. Outros 46 foram organizados por sete bancas diferentes que fizeram pelo menos mais de um concurso no estado neste ano.

O Instituto Saber foi o campeão, com 9 editais. Na sequência, aparecem KLC Concursos(6), Exatus (5) e  Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrina (Fauel) (5), Grupo Alfa (4), FAU Unicentro (4), Unespar (4) e Unifil (2).

Veja quais as bancas que fizeram mais concursos no Paraná em 2017:

Concursos Estaduais

Feitos pela própria instituição: 6
Fundação Carlos Chagas (FCC): 1
Núcleo de Concursos da UFPR: 1
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC): 1
Cespe/UnB:1
PUCPR: 1
Quadrix: 1
Inaz- Pará: 1

Concursos municipais

Feitos pela própria instituição: 7
Instituto Saber: 9
KLC Concursos: 6
Exatus: 5
Fauel: 5
Grupo Alfa: 4
FAU Unicentro: 4
Fundação Fafipa (Unespar): 4
Unifil: 2

Conheça o perfil de duas bancas paranaenses que fazem editais estaduais:

Núcleo de Concursos da UFPR

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das bancas organizadoras mais importantes do estado, responsável pela realização de grandes editais, como, por exemplo, o último concurso para técnico do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), realizado em 2014 e o edital da Itaipu, com prova prevista para agosto deste ano. De acordo com Henrique Arns, diretor do Curso Luiz Carlos, a prova da Federal é muito bem elaborada e costuma abordar temas atuais e polêmicos. Portanto, o candidato deve ficar atento ao noticiário porque esse tipo de informação tende a aparecer como temática da redação ou de uma questão discursiva. Segundo Arns, as provas da UFPR têm questões claras e não costuma ser longa. No Direito, a banca mescla a “letra da lei” com doutrina. “É possível notar que um c,oncurso cuja banca é a UFPR costuma ser bem organizado sob vários aspectos, da prova à logística de distribuição dos candidatos”, diz Arns. Como o Núcleo é responsável também pelo Vestibular da UFPR, tem condições de realizar editais com grande número de inscritos, o que dá credibilidade à banca.

PUCPR

Responsável pelo último edital de Analista do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), para os cargos de Psicólogo e Assistente Social, a banca da PUCPR têm um estilo semelhante ao do Núcleo de Concursos da UFPR. A banca já fez concursos da magistratura estadual, Procuradoria do Estado, Sanepar, prefeituras, entre outros. A prova de múltipla escolha tem questões bem elaboradas e objetivas com nível de dificuldade médio, afirma Henrique Arns, diretor do Curso Luiz Carlos. No conteúdo jurídico, cobra muito a lei seca, ou seja, aquele candidato que conhece bem a legislação pura e simples tem boa chance de sucesso nas provas da banca da PUCPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]