• Carregando...
Bill Gates conta o que faria se entrasse na faculdade hoje elencando três áreas que considera promissoras e de grande impacto. | Michelle Andonian/Flickr
Bill Gates conta o que faria se entrasse na faculdade hoje elencando três áreas que considera promissoras e de grande impacto.| Foto: Michelle Andonian/Flickr

Quem não gostaria de receber um conselho de carreira do homem mais rico do mundo? Nesta segunda-feira (15), Bill Gates apresentou o que parecia ser um discurso inteiro de formatura em 14 tweets. Entre outros aconselhamentos, o cofundador e ex-CEO da Microsoft revelou quais áreas seguiria se fosse um calouro e estivesse ingressando na faculdade hoje.

“Inteligência Artificial, energia e biociência são campos promissores onde você pode ter um impacto gigante. É o que eu faria se estivesse começando hoje”, disse Gates em seu segundo tweet.

Veja os conselhos de Bill Gates em 14 tweets

Leia mais sobre Carreira, Empreendedorismo e Finanças

O site Business Insider diz que o conselho de Gates de prosseguir em pelo menos um destes três campos está diretamente ligado à experiência pessoal do bilionário. Como co-presidente da Fundação Gates, ele viu em primeira mão o progresso que o mundo fez na automatização de empregos, erradicação de doenças e fornecimento de fontes alternativas de energia para as regiões mais pobres do mundo.

O bilionário confessou que guarda um grande arrependimento: “quando saí da escola, eu sabia pouco sobre as piores desigualdades do mundo. Levei décadas para aprender”. E prosseguiu, dizendo que, ao olhar para trás quando deixou a faculdade, gostaria de ter mais conhecimento sobre algumas coisas:

“Por exemplo. A inteligência toma muitas formas diferentes. Não é unidimensional. E não tão importante como eu costumava pensar”. Ele também articula uma filosofia que impulsiona o que ele faz: A noção de que o mundo está ficando cada vez melhor, não pior.

Em seu sexto tweet, Gates diz que os jovens de hoje sabem muito mais do que ele sabia quando tinha a mesma idade e que, também por isso, podem começar a combater a desigualdade mais cedo.

Desde que deixou o cargo de executivo-chefe da Microsoft em 2000, a reputação de Bill Gates transformou-se: de um empresário competitivo – que produziu comparações com o magnata do petróleo John D. Rockefeller – para um filantropo sábio e inspirador que se dedicou a resolver alguns dos desafios sociais mais difíceis do mundo.

Agora, Gates regularmente compartilha o que aprendeu ao longo de anos em um esforço para levar as pessoas a sonhar mais, pensar mais positivamente e ser uma força para o bem. Ele está mesmo disposto a dar todos esses conselhos gratuitamente.

“O livro mais inspirador que eu já li”

E se uma série de conselhos de um dos homens mais influente do mundo já parecia muito bom, imagine então receber uma sugestão de leitura de Bill Gates, um livro que ele considera o mais inspirador que já leu.

A obra, em questão, é The Better angels of our nature . Escrito em 2011 pelo professor de psicologia de Harvard Steven Pinker, o livro tenta explicar porque “nossa era é menos violenta, menos cruel e mais pacífica do que qualquer período anterior da existência humana”, embora as manchetes sugiram o contrário.

Portanto, não é nenhuma surpresa que, à luz da recomendação de Gates, Better Angels tenha decolado no site da Amazon. Nas últimas 24 horas a partir de segunda-feira à tarde, ele subiu mais de 6.000% no ranking de vendas da loja. Sejam jovens estudantes ou profissionais recém-formados, muitas pessoas parecem estar seguindo o conselho de Bill Gates.

“Novos graduados universitários muitas vezes me pedem conselhos de carreira. Correndo o risco de soar como esse cara...”

“Inteligência Artificial, energia e biociência são campos promissores onde você pode ter um impacto gigante. É o que eu faria se estivesse começando hoje”.

“Olhando em volta quando saí da faculdade, há algumas coisas que queria que eu soubesse.”

“Por exemplo. A inteligência assume muitas formas diferentes. Não é unidimensional. E não é tão importante quanto pensava”.

“Também possuo um grande arrependimento. Quando saí da escola, sabia pouco sobre as piores desigualdades do mundo. Demorei décadas para aprender sobre elas.”

“Vocês sabem mais do que eu na idade de vocês. Vocês podem começar a lutar antes contra a desigualdade, seja na rua da sua casa ou ao redor do mundo.”

“Enquanto isso, se cerque de pessoas que te desafiem, te ensinem e te impulsionem a ser o seu melhor. Como a @MelindaGates faz por mim.”

“Assim como o @WarrenBuffett, eu meço a minha felicidade ao olhar se as pessoas próximas de mim são felizes e me amam, e pela diferença que eu faço para os outros.”

“Se eu pudesse dar um presente de formatura para cada um de vocês, seria isso – o livro mais inspirador livro que já li.”

“@SAPinker mostra como o mundo está melhorando. Parece loucura, mas é a verdade. Este é o tempo mais pacífico na história da humanidade.”

“Isso é importante porque se você acha que o mundo está melhorando, você quer espalhar o progresso para mais pessoas e lugares.”

“Não significa ignorar os graves problemas que enfrentamos. Significa apenas que você acredita que podem ser resolvidos.”

“Este é o núcleo da minha visão de mundo. Ele me sustenta em tempos difíceis e é a razão pela qual que eu amo meu trabalho. Acho que ele pode fazer mesmo por você.”

“Essa é uma época incrível para estar vivo. Espero que vocês façam o melhor dela.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]