• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Um abaixo-assinado online com mais de 7 mil assinaturas pede a anulação do Concurso Público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realizado no último domingo (25). Um dos fatores que motivaram a reivindicação dos candidatos foi a entrega de algumas provas com marcações nas respostas certas para os cargos de médico radiologista e médico ortopedista.

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora do concurso, disse ter notado o equívoco no momento da abertura dos lacres e, após notificar as secretarias da Saúde e da Administração e Previdência, publicou um edital com outra data para a realização das avaliações para os cargos envolvidos no equívoco. Uma nova prova, específica para os candidatos a médico ortopedista e médico radiologista, foi marcada para o dia 9 de outubro.

No entanto, alguns candidatos, não satisfeitos com a solução proposta, procuraram o Ministério Público solicitando uma averiguação das provas também para os demais cargos.

Outros concurseiros, ainda mais indignados, criaram a petição virtual defendendo a anulação do processo seletivo para a apuração do ocorrido. Na página da petição, candidatos também reclamam que, ao fim das provas, não havia testemunhas na sala para averiguar o lacre com o conteúdo entregue.

Averiguação em andamento

O Ministério Público do Paraná informou que já está analisando o caso. Ao receber a notícia do incidente, a promotora Letícia Cuenca instaurou procedimento, solicitando informações e documentos à Secretaria de Saúde e ao IBFC dentro do prazo de 10 dias. Segundo o órgão, ao fim desse período, a Promotoria vai ouvir vários candidatos para começar a apurar denúncias de fraude.

Em nota, a Secretaria de Administração e Previdência informa que a solicitação do Ministério foi recebida e as respostas serão encaminhadas dentro do prazo concedido. A pasta também confirmou estar ciente do abaixo-assinado, destacando que considera democrático o uso da internet para manifestações pacíficas.

Sindicato defende cautela

Segundo o Sindicato da Saúde do Paraná (SindSaude-PR), a abertura concurso foi uma importante conquista da categoria e o problema deve ser encarado com cautela para que um possível cancelamento não interfira neste ganho. Ainda assim, o sindicato defende clareza no processo. Após uma reunião com a Secretaria da Saúde, na última terça-feira (29), a organização solicitou informações no intuito de assegurar a transparência da seleção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]