• Carregando...
O bilionário selecionou obras que o ajudaram a entender melhor a vida em realidades completamente distintas. | Michelle Andonian/OnInnovationFlickr
O bilionário selecionou obras que o ajudaram a entender melhor a vida em realidades completamente distintas.| Foto: Michelle Andonian/OnInnovationFlickr

Todos os anos, o  filantropo e fundador da Microsoft Bill Gates publica uma lista de livros que recomenda como leitura para o verão, pensando na estação característica dos próximos meses no hemisfério norte. Neste ano, o bilionário selecionou cinco livros que o ajudaram a entender melhor a vida em realidades completamente distintas:

“Os livros que compõem a lista deste ano me levaram para fora de minhas próprias vivências, fazendo com que eu aprendesse coisas novas que criaram um novo foco em como as nossas experiências nos moldam e para onde a humanidade pode estar indo”, escreve.

Leia mais sobre Carreira e Emprego

Este empresário brasileiro quer compartilhar sua experiência em Harvard com você

Gates afirma ainda que os livros indicados ajudam o leitor a pensar de uma forma mais aprofundada sobre o outro e o auxiliam a criar objetivos concretos para a vida. “Todos eles vão transportar você para outro lugar – mesmo você estando numa praia ou sentando no seu próprio sofá”, diz.

Confira, abaixo, os cinco livros indicados por Bill Gates:

“Born a Crime” (”Nascido como um crime”, em tradução literal), de Trevor Noah

O livro conta a história de um menino filho de uma mulher negra na África do Sul e de um homem branco francês na época do apartheid. De etnia mestiça, ele passa a viver em um país em que relacionamentos inter-racial eram proibidos.

”The Heart” (”O Coração”, em tradução literal), de Maylis de Kerangal

De uma forma poética, o livro narra a história de um transplante de coração. Um homem morre em um acidente e seus pais decidem doar seu coração. “O enredo, porém, é secundário dada a força das palavras e das personagens”, escreve Gates.

”Hillbilly Elegy”, de J.D. Vence

Vance foi criado principalmente por seus amáveis avós, que assumiram sua criação quando o seu pai o abandonou e sua mãe demonstrou pouco interesse em cuidar do filho. Contra todas as arbitrariedades, ele conseguiu superar essa caótica e improvisada infância para estudar na famosa escola de direito de Yale.

”Homo Deus: Uma breve história do amanhã”, de Yuval Noah Harari

”Homo Deus afirma que os princípios que organizaram a sociedade vão sofrer uma grande mudança no século 21, com grandes consequências para a vida como a conhecemos”, escreve Gates. E completa: “Eu não concordo com tudo o que Harari diz, mas ele apresenta uma visão inteligente sobre o que pode acontecer com a humanidade”.

”A Full Life” (”Uma vida completa”, em tradução literal), de Jimmy Carter

”Eu adoro ler sobre a improvável ascensão de Carter no cargo mais importante do mundo. O livro irá ajudar você a entender como foi crescer em uma área rural da Georgia, em uma casa sem água potável, eletricidade e isolada da cidade – para melhor ou pior – até seu período na Casa Branca”, escreve Gates.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]