• Carregando...
Discutir com o chefe não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas uma conversa sadia  e construtiva.  | Bigstock/
Discutir com o chefe não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas uma conversa sadia e construtiva. | Foto: Bigstock/

Quase todo mundo já precisou discutir com o chefe em algum momento. Seja por discordar de uma postura ou decisão drástica, seja por querer reivindicar um aumento ou mudança na empresa.Os motivos são muitos. E ninguém nega que essa hora tende a estar carregada de tensão. Mas será que precisa ser tão difícil? Há um caminho certo de se impor com cautela e respeito à hierarquia? Especialistas garantem que sim. 

O CEO da consultoria Proposito/Transearch, André Caldeira, explica que o primeiro passo para ter uma conversa crítica com a chefia é mapear a cultura da empresa e se atentar ao perfil do líder. Que tipo de abertura ele oferece? E a organização, como se porta frente a assuntos similares aos que você pretende abordar? Permeando estas possíveis deixas é que o funcionário deverá embasar sua argumentação.

LEIA TAMBÉM: Já pensou em seguir a carreira de hacker? Salários podem chegar a R$ 22 mil

Se você, por exemplo, identifica problemas na maneira como o chefe tem conduzido um trabalho e tanto seu superior quanto a organização oferecem certa liberdade para discutir seus métodos, não pense duas vezes para colocar todas as cartas na mesa. Mas isso deve ser feito de um jeito prudente, nunca em tom de acusação, mas mediante uma postura preocupada de alguém que quer resolver algo – que pode ser coletivo ou individual.

E quando a empresa tem uma estrutura rígida e o chefe também é inflexível? Na visão de André, ainda nesse caso, o que não se deve fazer é deixar o problema passar. A solução é expor a questão de maneira lógica, com muitos dados, e levantá-la em tom de pergunta, partindo de uma postura humilde e honesta. Será que o setor está no caminho certo? Se coloque a disposição para ouvir o outro lado da história. “Omitir o problema é pior do que qualquer eventual dificuldade que possa surgir ”, defende o especialista. 

Evite mal entendidos

Outra dúvida muito comum se diz respeito ao meio pelo qual esse diálogo deve se estabelecer. Tópicos sérios podem ser tratados por e-mail? Ou apenas pessoalmente? Embora a formalização do assunto por meio de uma mensagem virtual chegue a ser positiva, ela também tende a gerar efeitos ruins, na visão de André. “O profissional pode dar a entender que está documentando a conversa”, destaca.

Mais um ponto que pesa em favor da conversa presencial é a atenção do chefe. O método Handel de coaching, desenvolvido nos Estados Unidos pela equipe da coach Lauren Zander, defende que quando você for falar, é bom que o gestor esteja totalmente atento a você. E você não dá para garantir que isso aconteça quando a questão é exposta por mensagem de texto.

Além disso, durante situações críticas, mandar um e-mail, sobretudo se você estiver no calor do momento, pode denotar impulsividade e trazer os riscos e consequências de uma mensagem grosseira . É por isso que o ideal é ter a conversa pessoalmente – no tempo do gestor, em um momento agendado, apropriado. “Não queira parar seu chefe na máquina de café para dizer que você odeia seu colega”, diz uma matéria da Business Insider com dicas do método Handel. 

Muita calma nessa hora

A psicóloga e professora da PUCPR Daniella Forster destaca o perigo de agir sob o efeito de emoções fortes. Na visão dela, esse é o principal problema de quem começa uma conversa com o superior. “A pessoa entra na sala de reuniões sem nenhum planejamento e encerra o assunto sem saber aonde quer chegar. Isso é muito sério!”, diz. 

Para um diálogo maduro, o método Handel foca no quesito compreensão. É fundamental que você cheque a todo momento se o gestor realmente entende o que você está tentando argumentar. O outro lado também é importante. Preste atenção no que escuta. Não foque apenas em suas próprias razões. Faça o possível para chegar a um acordo sincero e justo. E, na hora de iniciar o bate-papo, não fique enrolando para chegar ao que quer dizer. Ir direto ao ponto te ajudará.

O poder da sutileza

Discutir não é confrontar. É o que lembra a psicóloga Marilyn Puder-York em entrevista à Associação Americana de Psicologia. Segundo a profissional, que estuda os efeitos do estresse na área corporativa, mesmo quando você se sentir injustiçado pelo seu superior, é importante tratar o assunto de forma a não ferir a relação que tem com ele. “Como em um casamento, você deve expor suas reivindicações de uma maneira que não cause danos futuros à convivência entre você e seu chefe na empresa”, diz a especialista. 

Olhar para si mesmo é outro passo importante a ser tomado antes de começar uma argumentação com o líder. Muitas vezes, o indivíduo não consegue enxergar a perspectiva alheia pois há um descompasso entre os dois principais âmbitos de sua personalidade. O primeiro é a identidade e corresponde a como a pessoa se vê. O segundo é a reputação e diz respeito a como ela é vista. “Se existe um desalinhamento entre os dois pontos, preciso trabalhar por uma sintonia”, diz André. 

Esta análise, na visão do consultor, levará o funcionário a discernir se está sendo apenas autoconfiante ou arrogante demais na discussão. Além disso, ajudará a iluminar os reais propósitos e a relevância do que se quer propor ou questionar. 

Hora de se abrir

Preparando o terreno
Analise a empresa e o comportamento do seu chefe buscando tomar ciência do nível de abertura que você tem para discutir o que quer.

Conte até três
Não diga nem faça nada no calor das emoções. Se estiver nervoso, espere a raiva passar. Depois, olhe para o problema objetivamente.

Questionando com base
Com o problema em mãos, busque dados e ocorrências que possam fundamentar uma argumentação sólida frente ao seu líder.

Agende um horário
Não queira conversar com seu chefe no corredor e evite abordar o problema apenas por e-mail. Marque um horário.

Discutir não é confrontar
Se a sua empresa ou chefe oferece certa liberdade para tratar do assunto, coloque as cartas na mesa, vá tranquilo. Se não, siga o diálogo devagar, com cautela e se mostre preocupado, nunca prepotente e impositivo.

Diplomacia
Não grite, não bata na mesa. Em uma conversa calma, você tem muito mais chances de conseguir expor seus argumentos e ouvir o argumento alheio para poder rebater. Além disso, possivelmente você e seu chefe se encontrarão no dia seguinte. E não é saudável ter um relacionamento abalado com o superior. A ideia é melhorar, não o contrário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]