• Carregando...
Com a função, não é preciso criar uma nova conta para cada idioma. | LinkedIn/Divulgação
Com a função, não é preciso criar uma nova conta para cada idioma.| Foto: LinkedIn/Divulgação

Uma das plataformas mais populares para quem está buscando novas oportunidades de emprego, o LinkedIn mescla banco de currículos com rede social, reúne empresas do mundo todo e comporta compartilhamento de links, textos, imagens, vídeos e divulgação de vagas. Em meio a tantas possibilidades, contudo, não é difícil deixar passar funcionalidades importantes da ferramenta. Muita gente não sabe, por exemplo, que o LinkedIn permite espelhar o perfil em diversos idiomas.

Leia mais sobre Carreira e Emprego

A função de criar um novo perfil em outro idioma permite reproduzir todas as informações que constam no original sem precisar abrir uma nova conta. É possível fazer isso com todos os idiomas secundários disponíveis no site. “O objetivo é expandir a sua rede para outros países e contatos internacionais”, afirma o gerente sênior de novos negócios do LinkedIn, Ricardo Wright.

LEIA TAMBÉM: As 10 mentiras mais usadas para sair mais cedo do trabalho

Ele explica que recrutadores buscam candidatos por palavras-chave e, portanto, quando essas vagas são internacionais, não é possível localizar currículos que não estejam na mesma língua em que a busca foi feita. Se alguma empresa argentina, por exemplo, quer abrir uma filial no Brasil, pode buscar talentos no portal. Neste caso, os candidatos que possuem um perfil em espanhol – e não apenas listam espanhol como língua estrangeira no seu perfil em português – têm mais chances de serem encontratos.

“A ferramenta cria oportunidades e networking”, diz Wright, acrescentando que, em um mundo cada vez mais globalizado, disponibilizar seu currículo em outros idiomas amplia as possibilidades de emprego e novos negócios.

Como fazer:

Clique no botão “Adicionar perfil em outro idioma”, localizado na coluna superior direita do seu perfil.

LinkedIn

Você verá uma janela para começar a preencher o perfil em um novo idioma. O próprio LinkedIn avisa: as traduções não são automáticas, você mesmo deve fazê-las. Nesse primeiro momento, basta escolher uma língua, colocar seu nome e um título – da mesma forma como fez no seu perfil original.

LinkedIn

Em seguida, no mesmo botão da coluna superior direita, você vai encontrar o perfil que foi iniciado em um novo idioma. Basta clicar na versão desejada e, em seguida, editar o perfil normalmente, descrevendo sua experiência acadêmica e profissional.

Assim como elaborar um currículo, a tarefa de criar um perfil em inglês ou em outra língua no LinkedIn requer cuidado e atenção as diferenças linguísticas e culturais. Portanto, reserve um tempo para fazer tudo sem pressa e com muita revisão. A Gazeta do Povo trouxe algumas dicas para não errar no currículo em inglês. Embora sejam plataformas diferentes, as recomendações dos especialistas valem também para o LinkedIn

Tome alguns cuidados

Vale destacar alguns cuidados. Na hora de se candidatar a alguma vaga pelo próprio sistema do LinkedIn, o recrutador receberá o seu currículo no idioma que você está usando o site naquele momento. Além disso, não é possível transformar um perfil secundário em perfil padrão – seu perfil padrão será sempre o criado primeiro.

Wright aconselha, ainda, que o usuário da rede peça para algum amigo ou colega revisar o seu perfil em busca de erros de digitação ou gramática, assim como faria com um currículo convencional. No futuro, quando for atualizar seu perfil original com novas informações, é preciso lembrar de fazer o mesmo com os perfis em outras línguas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]