• Carregando...
 | André Valentim/ Agência Petrobras/Fotos Públicas
| Foto: André Valentim/ Agência Petrobras/Fotos Públicas

A combinação de crise econômica com as particularidades de alguns setores econômicos tornou difícil a vida de vários profissionais capacitados. Profissões como engenheiro civil e de petróleo, que estão em duas áreas bastante afetadas pela recessão e pela Operação Lava Jato, já encontram dificuldade para recolocação. Elas estão em uma lista de dez profissões em baixas no Brasil em 2016 feita pela consultoria de recursos humanos Wyser. Veja a lista completa:

Guia de pós-graduação traz mais de 3 mil cursos em 153 instituições no Paraná

Acesse o Guia de Pós-Graduação

Engenheiro Mecânico

O setor metal-mecânico sofre com a crise nas montadoras, que estão vendendo bem menos do que há dois anos.

Geofísico

Profissional bastante demandado para obras de infraestrutura, encontra dificuldade com a queda nos investimentos no país.

Jornalista

As mudanças no setor editorial, com o avanço de novas mídias e reestruturação das redações, afetaram bastante a carreira.

Engenheiro Civil

O setor da construção sofre com a recessão e redução do crédito, que diminuíram a demanda por lançamentos residenciais, e pela retração no investimento em obras de infraestrutura. Para a consultoria, há excesso de mão de obra na área.

Engenheiro de Petróleo

A crise na Petrobras, alvejada pela Lava Jato e pela queda no preço do petróleo, é a face mais conhecida de uma contração que afeta fornecedores e prestadores de serviço. Isso diminuiu bastante a demanda por especialistas nesse setor.

Turismólogo

Para a consultoria, profissionais formados em Turismo vêm sofrendo concorrência de pessoas formadas em outras áreas, como Administração, o que reduz o mercado de trabalho. Para muitos, a saída é se especializar em gestão.

Engenheiro Metalúrgico

Assim como os engenheiros mecânicos, essa carreira sofre com a desaceleração na indústria brasileira.

Geólogo

A demanda por geólogos vinha em alta até a crise no setor de mineração, que inclui a exploração de minério de ferro e petróleo, ambas combalidas no país.

Engenheiro Naval

Afetada pela crise no setor de óleo e gás e pela Operação Lava Jato, formados nessa área vão encontrar dificuldade para se colocarem. Vários estaleiros reduziram suas atividades no país.

Engenharia Ambiental

Menos investimentos em infraestrutura causam uma retração na demanda por profissionais da área ambiental, que fazem os projetos e avaliações de impacto ambiental das obras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]