• Carregando...
 | Reprodução/Pixabay
| Foto: Reprodução/Pixabay

Em tempos de crise, uma boa saída pode ser prestar serviços como freelancer. Como pontos positivos, tem-se a maior produtividade, aprendizado constante e horário e locais de trabalho flexíveis. Mas mesmo com mais liberdade, é imprescindível que o profissional tome alguns cuidados para sair-se bem na empreitada.

Se sua intenção é se lançar como freelancer, confira cinco dicas selecionadas pelo portal Exame após uma pesquisa com empresas especializadas:

1. Seja organizado

Como não há horários pré-estabelecidos, o freelancer precisa desenhar muito bem a sua rotina, a fim de otimizar o trabalho realizado. O profissional também deve fazer um bom planejamento da renda, uma vez que não há a garantia de recebimento todo mês.

2. Cobre preços justos

Estabelecer a remuneração é um dos maiores desafios para o freelancer. Para isso, uma pesquisa de mercado é fundamental antes de definir seu preço. Segundo a Exame, é natural que no início o valor seja mais baixo, mas que a tendência é elevá-lo conforme o profissional se estabelece no mercado. O que não se deve fazer é baixar o preço apenas para conquistar um cliente, pois a tática não consegue se manter a longo prazo.

3. Comunicação é a chave

Como trabalha para pessoas com quem não convive diariamente, é importante que o freelancer mantenha uma boa comunicação com o seu cliente. Organize-se e combine com ele os melhores horários e meios - telefone, e-mail, mensagem instantânea, etc - para conversar.

4. Cuide de sua reputação

Para conseguir clientes, o freelancer precisa ter uma boa reputação, com nome conhecido e forte no mercado. Para tanto, o respeito a prazos e orçamentos combinados é fundamental.

5. Faça contatos

Montar e manter seu próprio networking é fundamental para o profissional que trabalha de forma autônoma. Além de potenciais clientes e profissionais de outras áreas, também é importante manter contato com outros freelancers do mesmo setor, como que numa parceria. Se um colega estiver com excesso de trabalho, por exemplo, pode ser você a pessoa que ele procurará por ajuda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]