• Carregando...
Diretor do Facebook conta o que a empresa busca e valoriza em um currículo: esqueça as palavras-chave e a obsessão com o formato do documento e priorize suas experiências. | LEON NEAL/AFP
Diretor do Facebook conta o que a empresa busca e valoriza em um currículo: esqueça as palavras-chave e a obsessão com o formato do documento e priorize suas experiências.| Foto: LEON NEAL/AFP

Todo profissional em busca de um emprego sabe (ou pelo menos deveria saber) que precisa ser certeiro no currículo para fisgar a atenção do recrutador. Isso significa usar as informações na medida certa, nem mais nem menos, e valorizar as experiências que podem fazer com que o candidato se destaque em relação aos demais. Parece simples e fácil, mas muita gente acaba esbarrando exatamente nesta primeira peneira.

Leia mais sobre Carreira e Emprego

Palavras-chave escolhidas a dedo, termos sofisticados demais para definir competências e habilidades e qualificar experiências profissionais. A verdade é que a preocupação com o formato do currículo ideal ainda é uma obsessão para a maioria dos candidatos, mas não deveria, segundo Jeff Reynar, um dos diretores do Facebook em Nova York.

LEIA TAMBÉM: Quer sair do Brasil? Veja algumas dicas para não errar no currículo em inglês

Em entrevista ao Business Insider , Reynar disse que essas preocupações com o formato não tornam um currículo mais atrativo. O que faz realmente a diferença, segundo ele, são as experiências acumuladas pelo candidato e o que ele acha que pode agregar à empresa na qual disputa a vaga. O que ele já fez e o que pode fazer. É isso que as empresas estão interessadas em saber, segundo Reynar.

Eu acho que o mito sobre palavras-chave é uma coisa que precisa ser dissipada. Você deve se concentrar em contar uma história clara sobre o que você fez e, em uma carta de apresentação, explique por que você pensa que seria ótimo para o Facebook e para o que você quer contribuir quando se juntar

A dica é importante, principalmente porque vem de um profissional que analisa anualmente entre 50 e 100 currículos de candidatos para atuar em diferentes áreas do Facebook. Reynar vai direto ao ponto:

Eu acho que os melhores currículos são aqueles que mostram apenas o que você fez

Segundo Reynar, o que o Facebook busca – e provavelmente a maioria das outras empresas também – são pessoas apaixonadas por uma área e por aquilo que fazem, e que façam realmente um bom trabalho, porque só o entusiasmo não basta.

Mas cuidado ...

Valorizar mais o conteúdo do que a forma e a linguagem, contudo, não significa que os candidatos não devam mais se preocupar com a redação do currículo, com a formatação ou com erros gramaticais ou de digitação, por exemplo. Tudo isso deve ser mantido de maneira a não passar ao recrutador uma imagem de desleixo, que pode pegar mal na avaliação. A dica é ser simples e objetivo.

O mais importante, segundo Reynar, é ter certeza de que você contou uma “história clara sobre quem você é e o que você fez”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]