• Carregando...
Quando os resultados apresentam lucro  toda a cidade de Douradina, no Noroeste do Paraná, escuta o estouro dos fogos. | Divulgação/Gazin
Quando os resultados apresentam lucro toda a cidade de Douradina, no Noroeste do Paraná, escuta o estouro dos fogos.| Foto: Divulgação/Gazin

São 50 anos de discurso coerente. Valores intactos que a empresa mantém desde a sua fundação e que a sustentam firme no pódio das gigantes do mercado do Paraná. Conquistando a medalha de ouro pela 6.ª vez no ranking das melhores empresas para trabalhar do Great Place to Work, a Gazin sabe que quando consegue unir os funcionários em torno do que acredita, o sucesso é certeiro.

Deixar a equipe conectada às mudanças no cenário econômico deste ano, especialmente do ramo do varejo, fez com que a empresa conseguisse manter o foco em reduzir gastos, simplificar processos e reter talentos.

“Se o desafio é maior e o momento não é promissor, a administração precisa deixar as pessoas concentradas e acreditando na credibilidade da empresa. Na crise os funcionários se distraem, então esse é o segredo”, conta a gerente de Gestão de Pessoas, Viviane Thomaz

Como empresa familiar, o orgulho da Gazin é ter uma gestão aberta, em que cada colaborador tem acesso aos números e resultados, além do contato direto com o presidente, Osmar Della Valentina. No cargo há dois anos, ele faz questão de manter a mesma relação que seu antecessor, o fundador Mário Gazin, construiu durante anos com os funcionários. Todo mês ele conversa com a equipe, explica o cenário do país e como a companhia se posiciona no contexto. Quando os resultados apresentam lucro – a meta mensal é de 5% – toda a cidade de Douradina, no Noroeste do Paraná, escuta o estouro dos fogos. A comemoração também envolve, algumas vezes por ano, um jantar em que o próprio presidente cozinha para os convidados. Na empresa, há lista de espera de funcionários interessados.

Aposta nas “pratas da casa”

Funcionário da casa é sempre a aposta da empresa. Viviane explica que dificilmente trazem gente de fora para os cargos mais altos. Cerca de 90% são ocupados por quem começou ali mesmo, trabalhou muito e mostrou-se pronto para assumir uma liderança. Muitos dos que hoje são gerentes iniciaram como caixas nas lojas da Gazin. No último ano, 17 desses líderes ganharam uma bolsa de estudos para fazer MBA à distância pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, existem outras bolsas para cursos universitários, que continuaram sendo distribuídas normalmente mesmo durante a crise.

Inovação

Este ano a empresa também voltou seu olhar para inovação, que é uma de suas diretrizes – publicada em uma cartilha com metas e planejamento distribuída aos funcionários todos os anos. A meta foi produzir mais, gastando menos e, para isso, contou com ideias dos colaboradores. Grupos de líderes montaram equipes para discutir propostas e caixas para receber sugestões foram espalhadas pelas lojas. As ações fazem parte do projeto de inovação da Gazin, o Ingaz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]