• Carregando...
Há ofertas para cursos de graduação e pós-graduação (MBA e mestrado) nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas. | Pixabay/
Há ofertas para cursos de graduação e pós-graduação (MBA e mestrado) nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas.| Foto: Pixabay/

A terra dos moinhos de vento está de portas abertas para os estudantes brasileiros. A Nuffic Neso, instituição sem fins lucrativos subsidiada pelo Ministério da Educação Holandês, promove pelo 6.º ano o Orange Tulip Sholarship, programa que, nesta edição, oferece mais de 70 bolsas de estudo em 33 universidades nos Países Baixos. São oportunidades exclusivas para quem é do Brasil.

Há ofertas para cursos de graduação e pós-graduação (MBA e mestrado) nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas. Os benefícios podem chegar a 50 mil euros (cerca de R$ 193 mil) e cobrir total ou parcialmente a anuidade dos estudos. Em alguns casos, despesas pessoais como seguro e viagem também poderão ser custeadas .

As instituições parceiras do programa são reconhecidas internacionalmente e todos os cursos são ministrados em inglês. É por isso que, para se candidatar a uma bolsa, o interessado deve ter proficiência comprovada na língua – escrever e falar bem o idioma, conforme explica o regulamento.

Também estão entre os pré-requisitos ter um excelente desempenho acadêmico, possuir apenas cidadania brasileira, não estar estudando ou trabalhando na Holanda e estar no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma universidade participante do programa. Neste site é possível conferir a lista completa de instituições.

O processo seletivo requer uma ampla documentação, que abrange cópia autenticada do diploma (se a bolsa for de graduação, o diploma é o do ensino médio; se a bolsa for de mestrado, o diploma é o da graduação), histórico escolar com tradução juramentada, currículo e carta de motivação em inglês, cartas de referência e cópia do passaporte.

O prazo para candidatura varia conforme o calendário da instituição em que se quer estudar. É importante conferir o site de cada universidade. O resultado final será publicado no dia 15 de junho do ano que vem. Veja o cronograma completo.

Mais informações podem ser verificadas no site do Nuffic Neso Brazil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]