• Carregando...
Cinco perguntas que ajudam a desenvolver autoconfiança, habilidade fundamental para construir uma boa carreira. | Bigstock/
Cinco perguntas que ajudam a desenvolver autoconfiança, habilidade fundamental para construir uma boa carreira.| Foto: Bigstock/

Confiança é um estado de espírito, um modo de ser e uma crença em si mesmo. Nós sabemos identificar quando vemos alguém confiante. É coragem, energia, autoconfiança e conforto na própria pele.

Falta de confiança pode decorrer de uma série de fatores – falta de conhecimento, falta de experiência, aversão ao risco ou mudança ou medo de parecer tolo, para citar alguns deles apenas. Dependendo da situação, a falta de confiança pode atrasar nossas carreiras também, resultando em estagnação e perda de oportunidades.

Leia mais sobre Carreira, Empreendedorismo e Finanças

Essas empresas souberam acolher suas profissionais mães. E todo mundo saiu ganhando

Seis tipos de puxa-sacos – e o que fazer para não se tornar um deles

Talvez você seja extremamente confiante em certos aspectos de seu trabalho, mas não em outros. Executar uma nova tarefa ou iniciativa de forma diferente do que foi feito no passado pode fazer com que a confiança diminua. Falar em público, por exemplo, é uma das áreas mais comuns em que os indivíduos não têm confiança, independentemente de que posição eles estão em suas carreiras.

Uma percepção errônea comum é que a confiança é uma habilidade fixa – ou você tem ou não tem. Isso, entretanto, é falso. Vamos voltar ao exemplo de falar em público. Raramente alguém nasce um orador fantástico. Aqueles que são bons em falar em público geralmente praticaram essa habilidade repetidamente para dominá-la.

Seja para falar em público ou outra situação que lhe dá frio na barriga, a confiança pode ser construída fazendo estas cinco perguntas:

1 - Para mim, como é a confiança?

Visualize sua aparência quando você está muito confiante em suas habilidades. Isso inclui o seu estado de espírito, postura, tom de voz, etc. Pense em um momento em que você buscou um objetivo sem hesitação. O que você achava sobre si mesmo nesta situação? Que fatores estavam presentes para reforçar sua confiança? Pergunte a um amigo ou colega de confiança quando ele o viu no seu auge.

2 - Qual é o pior que pode acontecer?

Pense sobre porque lhe falta confiança em uma área específica e, especialmente, o que você mais teme. Uma vez que você tenha identificado o motivo da sua preocupação, você será capaz de determinar se ela é realista e mapear os passos que precisa tomar para solucionar e problema, minimizando o estresse e aumentando a sua confiança no futuro.

3 - O que posso aprender com colegas que são muito confiantes?

Quem dentro de sua rede é muito confiante na área em que você deseja aumentar a sua confiança? O que os torna bem sucedidos? As pessoas que são boas no que fazem costumam gostar de falar sobre isso e, muitas vezes, podem dar conselhos úteis.

4 - Existe uma lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida?

Seja sincero consigo mesmo. Qual é o nível básico de conhecimento necessário para se tornar qualificado e, como resultado, mais confiante? Fortalecer seu conhecimento por meio de livros, artigos, sites, blogs ou seminários online pode ser tudo o que é preciso para construir a sua confiança em uma área em particular. Em alguns casos, um treinamento mais abrangente e/ou uma formação adicional podem ser necessários.

5 - Onde posso conseguir uma pequena vitória em que eu possa me basear?

Construir confiança em uma determinada área raramente é algo alcançado em um incidente isolado. Construir uma base sólida de confiança provavelmente exigirá várias tentativas. Para a pessoa com medo de falar em público, talvez o primeiro passo seja fazer um breve relatório em uma reunião de pessoal e gradualmente construir uma apresentação mais longa. Depois de conseguir um pequeno sucesso, onde você pode encontrar oportunidades para praticar mais e fortalecer essa confiança? Lembre-se que a construção de confiança leva tempo e haverá uma curva de aprendizagem. Cada nova tentativa é uma chance de incrementar sua confiança.

Finalmente, à medida que você começa a construir sua confiança, identifique um amigo, familiar ou colega de trabalho que o cobrará e ajudará a celebrar seu sucesso. Encontrar um parceiro para apoiá-lo em sua jornada e usar essas questões como uma estrutura irá ajudá-lo a fortalecer sua confiança e avançar. E então? Por onde você vai começar?

*Rachel Loock é coach executiva e de carreira no programa de MBA Executivo da Faculdade de Negócios Robert H. Smith da Universidade de Maryland.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]