• Carregando...
Em 2017, a Aker  recebeu muitos profissionais  de unidades do exterior nas plantas brasileiras para mostrar as boas práticas aplicadas aqui e ensiná-los a aplicá-las em seus países de origem. | Divulgação/Aker Solutions
Em 2017, a Aker recebeu muitos profissionais de unidades do exterior nas plantas brasileiras para mostrar as boas práticas aplicadas aqui e ensiná-los a aplicá-las em seus países de origem.| Foto: Divulgação/Aker Solutions

Não foi fácil para a Aker Solutions, empresa que desenvolve soluções para companhias de energia, enfrentar a crise que afetou o setor nos últimos anos. Os cortes foram inevitáveis, mas a reação ao mercado foi possível. Como? Apostando no jogo limpo com os funcionários, abrindo números e a situação financeira da empresa e contando com o engajamento de todos para seguir em frente – fator que contribuiu para a companhia ficar na sexta colocação entre as melhores para trabalhar no ranking 2017 do Great Place to Work.

A união dos colaboradores para serem mais competitivos no ramo industrial começou de forma simples. Primeiro, pelo ambiente de trabalho. “Fizemos uma campanha de comunicação para mostrar que a responsabilidade de manter um bom clima organizacional é de todos. Montamos nove grupos de trabalho e cada um assumiu um compromisso. Isso ajudou muito, as pessoas sentiram-se comprometidas com a Aker”, conta Liat Berger, diretora de Recursos Humanos.

Outra forma de se manter firme em um momento econômico delicado foi intensificar o intercâmbio com outras sedes da empresa no exterior. Alguns funcionários foram passar um tempo fora, outros mudaram definitivamente. Mas o que a companhia fez de diferente em 2017 foi receber muita gente nas unidades brasileiras para mostrar as boas práticas aplicadas aqui e ensiná-los a aplicá-las em seus países de origem. Também houve trocas entre as unidades nacionais, como São José dos Pinhais e Rio de Janeiro, por exemplo. Segundo Liat, foi uma das formas de reter pessoas e tentar conter um pouco os cortes.

Fábrica nova

Há um ano a Aker inaugurou uma planta nova em São José dos Pinhais. Com nova área de lazer, os colaboradores sentiram-se estimulados a dar sugestões e a votarem nas opções que desejavam para o novo espaço. No primeiro dia da mudança, a caixa montada para receber opiniões já estava lotada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]