• Carregando...
Tênis, golf, futebol: praticar esportes pode alavancar sua carreira | Bigstock
Tênis, golf, futebol: praticar esportes pode alavancar sua carreira| Foto: Bigstock

Em 2006, a Universidade de Xiamen, que fica no sudeste da China, tornou o golfe uma matéria obrigatória para os cursos de Direito, Administração, Economia e Computação. A ideia era fazer do esporte uma ferramenta para aprimorar as habilidades sociais dos alunos. Isso porque, além de ser uma modalidade extremamente valorizada no mundo dos negócios, o golfe prevê muita concentração, estratégia e uma profunda análise do adversário – e potencial cliente. 

O cálculo dos chineses fazia muito sentido. Heitor Bergamini, autor do livro “Gestão de Carreiras – As 5 ferramentas essenciais”, por exemplo, ousa supor que todas as grandes fusões, incorporações e compras fechadas nos Estados Unidos nos últimos anos aconteceram durante partidas de golfe. Coincidência? Para muitos especialistas, não. E, na visão deles, há vários outros esportes com papel estratégico na consolidação de bons acordos e de carreiras sólidas. 

LEIA MAIS:  9 dicas para ter um perfil profissional atraente no LinkedIn

Que o diga o fisioterapeuta da Itaipu Binacional Elton Antônio Valentini. Ele pratica corrida, musculação e, durante seus treinos, procura conhecer pessoas de várias áreas fazendo um bom networking. “O esporte me torna mais focado em tudo o que faço e eu ainda conheço muita gente”, conta. 

Carreira em movimento

Esportes que podem dar um “up” na sua vida profissional:

Esportes radicais
Tiram da zona de conforto, ajudam a impulsionar a proatividade e a tomada de decisões.

Lutas
Canalizam a raiva, trabalham a estratégia, a disciplina e o raciocínio lógico.

Golfe e tênis
Trabalham a concentração, a estratégia e a análise do adversário.

Futebol, basquete e outros esportes em grupo
Fomentam o senso de pertencimento, missão, tolerância e respeito.

Ioga e tai chi chuan
Fazem brotar a concentração, a paciência e o autoconhecimento.
Corrida e ciclismo
Ajudam a ganhar resistência e a persistir em metas.

Elton é um exemplo dos valores que partilha. É ele quem está à frente de uma série de medidas na Itaipu para incentivar a prática do esporte entre os funcionários da organização. Lá, os empregados têm acesso a um programa de caminhada e corrida, participam de competições de triatlo e ainda são patrocinados caso queiram se inscrever nos jogos promovidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A companhia também possui três academias corporativas – duas em Foz do Iguaçu e uma em Curitiba. 

Para Elton, esse tipo de iniciativa fomenta carreiras fortes dentro da empresa: o funcionário cresce em qualidade e reconhecimento profissional ao desenvolver potencialidades que se fortalecem naturalmente mediante práticas esportivas. 

O benefício de cada modalidade

A educadora física da Academia Gustavo Borges Rafaela Oselame da Silva enumera uma série de modalidades – e seus benefícios para a carreira. Para ela, o tripé concentração, estratégia e análise do adversário não é exclusividade do golfe e pode ser trabalhado também por meio do tênis. “Ambos os esportes auxiliam no controle da ansiedade para fazer jogadas certeiras e refinam a visão de longo prazo”, diz. 

A corrida, o ciclismo e a natação ajudam a ganhar resistência e motivação, segundo a professora. Não por acaso, é comum ver atletas destas áreas dando palestras nas empresas sobre foco e proatividade. Já as lutas, como o jiu-jitsu e o boxe, canalizam a agressividade, trabalham o raciocínio lógico e a capacidade de prever movimentos. 

Aos receosos que protelam atividades do dia a dia e sempre temem dar o próximo passo na carreira, os esportes radicais, como o surf, são ótimas opções. Vão ajudar a vencer os medos, a trabalhar a autoconfiança e a focar em metas. 

Quem está precisando de equilíbrio para lidar com conflitos pode aderir a modalidades como a ioga e o tai chi chuan. O futebol do fim de semana e qualquer outra atividade em grupo tende a aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e de lidar com as diferenças. 

LEIA TAMBÉMComo perder o medo de falar em público

Ainda segundo a especialista, um ganho comum em todos os casos é a capacidade de cumprir regras e dar o seu melhor para ter sucesso. A começar porque você precisa disciplinar seu tempo e obedecer a uma rotina séria para não fugir dos exercícios. 

Outro benefício que se leva do esporte para o escritório é a sensibilidade para lidar com o fracasso. “Você aprende que não dá para acertar sempre, que tudo na vida pode ser superado e cria forças pra começar de novo”, diz. 

Escolha o esporte ideal

A dica que a professora dá a quem quer escolher o esporte ideal para alavancar a carreira é se conhecer. Buscar em si mesmo aquilo que pode trazer motivação, curiosidade, impulso e gosto. A partir daí, o passo é entrar de vez em uma modalidade que não apenas lhe coloque em movimento, mas que te inspire. “Com o tempo, as lições do esporte vão sendo transpostas para o seu cotidiano. E o sucesso chega do jeito mais espontâneo possível”. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]