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Alexandre Battistella, diretor da Battistella Florestal, aprendeu com a prática, e agora busca formação teórica | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Alexandre Battistella, diretor da Battistella Florestal, aprendeu com a prática, e agora busca formação teórica| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Do balcão da panificadora aos grandes contratos da indústria, a postura dos profissionais de vendas é decisiva na hora de fechar uma compra ou um negócio. Um bom profissional da área, dizem os especialistas, precisa aliar características pessoais – como gostar do contato com pessoas e ser persistente – com muita técnica.

É com a proposta de oferecer justamente esta capacitação e aprimoramento técnico que a Esic Business & Marketing School inaugura sua Escola de Vendas – uma iniciativa pioneira no país, segundo seus organizadores. "Criamos um centro de excelência em vendas para desenvolver habilidades e competências dos profissionais que atuam na área", explica o coordenador da nova escola, Altemir Velho.

De acordo com o coordenador, o objetivo é oferecer capacitação para profissionais de vendas dos mais diversos setores, e para empresas de todos os portes. A escola está sendo criada em parceria com o Instituto de Especialização Sucesso em Vendas, braço educacional da consultoria curitibana Sucesso em Vendas, especializada na área comercial há mais de 20 anos. "Estamos unindo a experiência na educação executiva da Esic com o nosso know how em consultoria e treinamento", diz o consultor Marcos Ton, da Sucesso em Vendas.

O primeiro curso – Master em Formação de Equipes de Vendas – já está com inscrições abertas. Segundo Altemir, serão oferecidas 35 vagas, destinadas para líderes e gerentes da área. O curso terá duração de cerca de 18 meses e as aulas serão realizadas na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã. O valor da mensalidade ainda não foi divulgado. A Esic também já preparada outro curso – o Master em Treinamento Contínuo de Vendas – mas ainda não há previsão de início das aulas. Também devem ser oferecidos no futuro cursos de curta duração, palestras e programas in company.

"Hoje existem muitas opções em negócios, finanças e marketing, por exemplo. Mas os gestores não têm onde estudar, se especializar na área de vendas", diz Ton. Para Altemir, ainda há muito trabalho amador nesta área, porque muita gente acha que qualquer um pode ser vendedor. "Mas muitas empresas já identificaram a necessidade de profissionalizar cada vez mais essa área. Há uma demanda grande neste sentido."

Há 11 anos trabalhando na área de vendas, o engenheiro florestal Alexandre Simão Battistella sentiu essa necessidade de se atualizar e de ter uma formação teórica no momento em que assumiu um cargo de gestor. Hoje ele é diretor comercial da Battistella Florestal e coordena uma equipe de cinco vendedores. "Comecei a trabalhar na área e gostei. Aprendi na prática, sentindo o que os clientes valorizam em um profissional. Hoje faço um MBA em busca de uma base teórica. Mas olho para ela com as experiências que tive na prática."

Nestas experiências, ele aprendeu, por exemplo, que um bom profissional de vendas deve ser persistente, não pode "se entregar" e deve buscar uma visão abrangente do negócio de seus clientes. "Talvez o mais importante seja a capacidade de conquistar a confiança da pessoa com quem se está conversando. E isso depende de como a pessoa se porta, de como fala e dos seus valores", diz.

Serviço:

Escola de Vendas da Esic. Informações e matrículas no site www.esic.br, pelo e-mail escoladevendas@esic.br ou na sede da instituição, na Rua Padre Dehon, 814, Hauer, em Curitiba.

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