• Carregando...
 | Elza Fiuza /Agência Brasil
| Foto: Elza Fiuza /Agência Brasil

O segundo turno se aproxima. Para 55 cidades brasileiras, inclusive Curitiba, o próximo domingo (30) será decisivo. Nos bastidores das eleições municipais, estão os mesários. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, no dia 2 de outubro, mais de 1,7 milhão deles auxiliaram nas urnas, sendo que 593.859 foram voluntários. O que nem todo mundo sabe é que embora não haja remuneração, quem trabalha nas seções pode ter benefícios no trabalho, na faculdade e até em concursos públicos.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

O mesário possui vantagem nos critérios de desempate em concursos da Justiça Eleitoral e , caso previsto em edital, em seleções de outros órgãos. Além disso, tem direito a folga no trabalho (no serviço público ou privado, sem interferência no salário) pelo dobro de dias em que tiver dado apoio na votação.

Quem é estudante universitário possui ainda outro direito: o tempo dedicado às urnas pode ser convertido em horas de atividades complementares no curso, caso a instituição de ensino seja conveniada com a Justiça Eleitoral.

Isenção

Para incentivar a adesão ao trabalho nas seções eleitorais, a oferta de vantagens a mesários tem crescido no Brasil. No Rio Grande do Norte, por exemplo, uma lei municipal aprovada em 2012 prevê que quem comprova ter trabalhado em duas eleições – consecutivas ou não – tem isenção em concursos públicos realizados na cidade de Natal. No Piauí, a partir deste ano, mesários serão isentos das taxas dos concursos estaduais.

Aplicativo

Para tirar dúvidas de mesários que atuam em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral desenvolveu um aplicativo com conteúdos de suporte online e off-line. O programa, disponível para Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou pela Apple Store.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]