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O Shopping São José conseguiu mudar hábitos de seus funcionários com ações de engajamento | Ricardo L. Oliveira/Daniel Castellano / AGP
O Shopping São José conseguiu mudar hábitos de seus funcionários com ações de engajamento| Foto: Ricardo L. Oliveira/Daniel Castellano / AGP

Em busca de uma solução para reduzir seu consumo de combustíveis , a companhia aérea inglesa Virgin Atlantic Airways submeteu 355 pilotos a um teste de comportamento. Todos foram avisados de que teriam seu desempenho monitorado. Depois,foram divididos em três grupos. O primeiro passou a receber pareceres mensais sobre seu trabalho. Ao segundo, foram dados alguns alvos a serem atingidos. O terceiro foi beneficiado com uma política de recompensas, além de contar com os feedbacks e metas.

Os resultados do estudo mostraram na prática o que muitos gestores já defendem: mudanças de atitude podem mudar a eficiência de uma empresa.

Ao fim da experiência, realizada entre 2013 e 2014, a maioria dos colaboradores avaliados havia se engajado em estratégias de consumo eficiente por saberem que estavam sendo acompanhados. Também se constatou que os profissionais que tinham metas obtiveram os melhores desempenhos porque se sentiram desafiados. Calcula-se que mais de US$ 5,4 milhões tenham sido economizados pela Virgin Atlantic ao longo dos oito meses de testes. O processo também resultou na redução de 21.500 toneladas de dióxido de carbono (CO2) emitidas na atmosfera.

Hora da mudança

Maus hábitos nas organizações afetam a produtividade e o desempenho de muitos profissionais. Mas promover mudanças eficazes não é algo simples, de acordo com Nancy Malschitzki, professora da FAE Business School. Segundo a especialista, é preciso que os setores de Recursos Humanos estejam preparados para trabalhar junto aos líderes, mediando as expectativas de cada funcionário para adequá-las às necessidades da companhia. Embora a transformação não tenha uma receita pronta, esse processo pode levar um ano.

A professora explica que o primeiro passo para se obter uma boa transição é conhecer a fundo os colaboradores. O próximo estágio consiste em mostrar a eles que a mudança buscada pela empresa beneficiará todo mundo.

Hora de mudar

Quer melhorar os hábitos na sua empresa? Há um caminho para isso.

1) Conheça os colaboradores, busque saber como eles enxergam seu próprio papel na organização. Pesquisas internas costumam ser eficazes.

2) Valorize os funcionários com estratégias de feedback e os capacite. 3) Encare cada colaborador como um ser integral, com uma história, cultura e percepção única.

4) Procure alinhar a missão da empresa à visão de todas as equipes, fomentando o engajamento.

5) Crie ações que alimentem o senso de pertencimento, mostrando ao colaborador o quanto ele é importante para a companhia.

6) Apresente a mudança como algo que beneficiará a todos.

Qualquer programa que se proponha a mudar comportamentos em uma instituição funciona melhor quando se fomenta o engajamento, conceito que, como explica Nancy, abrange princípios, como o senso de pertencimento e a automotivação. Além disso, é essencial que os líderes estejam aptos a se tornar espelhos. “As lideranças precisam inspirar suas equipes”, complementa.

Para Marlyse Matheus, diretora executiva de desenvolvimento da Stato, consultoria de talentos, impulsionar uma mudança construída por várias mãos em uma empresa também demanda uma comunicação clara da companhia que guie o funcionário por três principais pontos: para onde a instituição está indo, aonde ela quer chegar e qual o papel do colaborador nesse contexto. O trabalhador precisa ser desafiado com base nessa missão, e a transparência fará com que ele invista na transformação de maneira mais espontânea.

Senso de pertencimento

É preciso nutrir no funcionário um senso de responsabilidade que venha do apreço sincero pelo seu local de trabalho, segundo Marlyse. Esse tipo de sensação pode nascer do chamado ownership, condição na qual o trabalhador desenvolve um sentimento de propriedade pela empresa e, consequentemente, aprimora seu compromisso com ela.

Oferecer desafios, projetos de capacitação, treinamentos e oportunidades voltadas para aproximar o colaborador da empresa o conscientiza de sua importância. Assim, seu trabalho fará muito mais sentido e qualquer mudança tende a ser abraçada de pronto. “Cada regra da companhia deve se tornar um valor pessoal”, explica.

Engajamento transforma hábitos em shopping

Foi por meio de uma série de ações de engajamento, que o setor de recursos humanos do Shopping São José, em São José dos Pinhais, conseguiu transformar os hábitos de seus colaboradores. Se, antes, muitos trabalhavam desmotivados, menos atentos à limpeza do espaço e a questões associadas ao desperdício, hoje, tudo mudou.

Entre as iniciativas implementadas pela empresa estão um programa de contratação de menores aprendizes para filhos de funcionários e a oferta de ingressos de cinema do shopping, com um dia de folga, no mês do aniversário. “Trazer os familiares para cá foi uma forma de abraçar cada trabalhador na sua integralidade”, conta a coordenadora de Recursos Humanos do Shopping São José, Kelly Machado.

Com essa ideia, a empresa conseguiu consolidar muitas das mudanças que almejava. As pessoas se tornaram mais compromissadas com medidas sustentáveis, como limpeza e economia, e passaram a se identificar melhor com os princípios do shopping. “Agora todo mundo quer ajudar todo mundo, mesmo quando é horário de almoço. Eles sentem prazer em contribuir com qualquer mudança benéfica porque se reconhecem como parte da organização”, conta Kelly.

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