• Carregando...
Jeanie Fay Snow, do Google: é preciso treinar líderes em situações práticas. | Antônio More/Gazeta do Povo
Jeanie Fay Snow, do Google: é preciso treinar líderes em situações práticas.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Na última quarta-feira (11), Curitiba recebeu renomados profissionais internacionais para falar sobre liderança a gestores, empresários e estudantes no 1.º Leadership Forum Isae, promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae). Uma das palestrantes convidadas do evento, a coach do Google Jeanie Fay Snow falou à Gazeta do Povo sobre seu trabalho na gigante do Vale do Silício e as principais características e desafios dos novos líderes.

Qual é a importância de ter habilidades de liderança para alcançar uma carreira de sucesso?

Depende da carreira que você quer seguir. Se você pensar nas habilidades fundamentais, como influenciar e gerenciar pessoas, elas são muito importantes para avançar na carreira, independente de gerenciar uma equipe ou não. Se um profissional deseja influenciar alguém a fazer algo ou pensar de determinada maneira, ou alcançar determinado objetivo, é preciso entender como comunicar isso, como vê-lo sob a perspectiva do outro e demonstrar credibilidade.

Como é seu trabalho de coach no Google? Por que as pessoas a procuram?

Há pessoas abertas ao crescimento e outras com um pensamento fixo, que são mais limitadas no modo com que pensam sobre si mesmas e suas habilidades.Os outros pensam que podem aprender uma variedade de coisas e podem desenvolver-se em novas áreas. Essa é a fundação para a liderança.

Jeanie Fay Snow, coach do Google

A primeira questão pelas quais os líderes procuram o coaching é na área de gerenciamento de equipes. Precisam gerir, desenvolver suas equipes, criar uma equipe de alta performance e ajudá-la a se desenvolver. A segunda é o desejo de influenciar os pares e seus líderes para conseguir levar uma iniciativa maior à frente ou estabelecer um relacionamento. A terceira é o gerenciamento de carreira, entender em que ponto se está na própria carreira, como descobrir o próximo passo e o que fazer para ajudar. A quarta são situações complexas de negocio sobre a qual eles precisam de uma nova perspectiva, geralmente porque estão sobrecarregados de trabalho, informações e desafios. E, por ultimo, alguns líderes precisam desenvolver habilidades fundamentais, como pensamento estratégico, comunicação ou resolução de problemas e tomada de decisões.

Como as empresas podem atender aos líderes da nova geração, conhecida como millenials?

Eles são competitivos, gostam de ser desafiados e são muito orientados para um objetivo. Gostam de certa autonomia, mas também apreciam uma direção. São muito focados no bem social e nos benefícios que uma empresa pode levar à grande comunidade e ao mundo e é algo muito inspirador, é importante ajudá-los a conectar-se com isso no seu dia a dia de trabalho. A outra coisa é que são pensadores, e gostam de ser desafiados, por isso é preciso dar-lhes oportunidades para esse tipo de desafio. Mesmo se seu trabalho é relativamente mundano, eles podem superar isso se têm algo maior em paralelo que querem atingir.

Como as empresas podem ajudar no desenvolvimento da liderança?

Muitas companhias querem empurrar cursos ao funcionário, mas muitas vezes ele não tem tempo, ou os chefes não querem que deixem seus trabalhos, aí aparece a importância do desenvolvimento no trabalho de maneira experimental, em tempo real. O desafio é como criar esta experiência, como desenvolver o profissional e fazer com que nos dê o que precisamos ao mesmo tempo. É difícil e muitas empresas não têm os recursos, mas é provavelmente o maior desafio e desenvolvimento que alguém pode ter.

As habilidades de liderança são inatas ou podem ser desenvolvidas?

Há pessoas abertas ao crescimento e outras com um pensamento fixo, estas são mais limitadas no modo com que pensam sobre si mesmas e suas habilidades. Os outros pensam que podem aprender uma variedade de coisas e podem desenvolver-se em novas áreas, essa é a fundação para a liderança. O mais importante é quão motivada é a pessoa para se desenvolver e mudar. As pessoas podem ser ensinadas desde que tenham capacidade, motivação e a oportunidade de praticar isso com o suporte de alguém.

O que faz um bom líder?

Não há um líder completo, todos têm suas forças e fraquezas, alguns são bons visionários, outros são bons em inventar, criar relacionamentos ou identificar padrões e interpretá-los para decisões. Ninguém é bom em tudo isso, mas eles sabem aquilo em que são bons e em que áreas não são tanto assim, por isso reúnem pessoas ao seu redor que os deem suporte .

Muitos profissionais em busca de ascensão ficam competitivos. Isso pode atrapalhá-los?

O grande desafio é a colaboração. Não há nada de errado em ser competitivo, mas é preciso colaborar. É preciso desenvolver essa habilidade de colaboração e ser visto como alguém que vai a favor, alguém agradável e que trabalhe em prol da coletividade. Há tantas interdependências que é impossível trabalhar individualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]