• Carregando...
Site Love Mondays oferece gratuitamente informações sobre salários das mais diversas áreas e cargos | /Reprodução
Site Love Mondays oferece gratuitamente informações sobre salários das mais diversas áreas e cargos| Foto: /Reprodução

Seja para quem está entrando no mercado de trabalho ou já está há algum tempo nele, é sempre importante saber como está seu salário comparado a colegas de profissão de outras empresas e com o mesmo nível de experiência. Esta preciosa informação pode ser útil para negociar o valor em uma entrevista, escolher entre duas empresas, argumentar o pedido de aumento com o chefe ou simplesmente levantar satisfeito na segunda-feira pela manhã.

Como perguntar aos colegas o valor de seus salários ainda é um tabu e uma atitude mal vista pela maioria, algumas ferramentas online ajudam nesta tarefa. Com pesquisas colaborativas, muitos sites fornecem informações sobre salários conforme a profissão e a empresa, além do perfil dos profissionais e sua satisfação com o emprego. Para acessá-las, basta contribuir anonimamente com informações sobre seu salário e a empresa onde trabalha.

Confira quatro endereços para ajudá-lo nesta missão:

Love Mondays

Lançada há dois anos, a comunidade virtual Love Mondays oferece gratuitamente informações sobre salários das mais diversas áreas e cargos. O conteúdo é postado de forma anônima e, além de salários, inclui avaliações dos profissionais sobre as empresas com os pontos positivos e negativos de cada empregador, como oportunidades de carreira, ambiente de trabalho e qualidade de vida.

Para acessar essas e outras informações, como os benefícios oferecidos pelas empresas, basta contribuir com a plataforma informando seu salário e avaliando sua empresa. Para garantir a credibilidade das informações, o site pede um cadastro e avalia cada contribuição antes de coloca-la no ar.

Salariômetro

No Salarios.org.br, site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é possível acessar diversas informações sobre salários e mercado de trabalho. A principal ferramenta é o Salariômetro, no qual o usuário pode verificar o salario inicial de cada profissão, conforme o estado. A pesquisa inclui dados estatísticos sobre idade, gênero e escolaridade dos profissionais, sem com base nas informações do último semestre do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O site fornece ainda informações sobre reajuste salarial, aumento real médio e o piso médio por categoria.

Salário BR

Também gratuito, o Salário BR fornece um gráfico de cada ocupação, com informações sobre a média salarial por nível de cargo, passando por trainee, junior, pleno, sênior e máster, e também pelo porte da empresa. As informações têm como base os currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições de usuários no site nos últimos doze meses. É possível ainda verificar o perfil dos profissionais por idade, gênero nível de experiência e região.

Meu Salário

Portal sobre emprego, direitos trabalhistas e dados do mercado de trabalho, o Meu Salário oferece uma ferramenta de comparação salarial na qual o usuário insere sua profissão e tempo de experiência para ter acesso a informações como a média de salário, idade e horas trabalhadas por semana, além divisão dos profissionais da área por por gênero, cargo, porte da empresa, contrato, promoções e satisfação com o emprego.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]