• Carregando...
A ideia é mostrar às empresas que a maternidade traz características próprias do profissional do futuro. | /
A ideia é mostrar às empresas que a maternidade traz características próprias do profissional do futuro.| Foto: /

“Para você, que é mãe e acredita que ainda tem muito a fazer por sua carreira”. É assim que se apresenta o portal Contrate Uma Mãe, o primeiro banco de currículos brasileiro voltado exclusivamente para mulheres que já tiveram filhos e estão buscando um novo emprego. O projeto é uma iniciativa da agência de comunicação TeamWorker e do laboratório de inovação Gira.

LEIA MAIS sobre carreira e emprego

A ideia para a plataforma surgiu durante pesquisas para elaborar ações de publicidade voltadas ao Dia das Mães, quando a coordenadora de conteúdo da agência, Daniela Talamoni, e o diretor criativo do laboratório, Mateus Oazem, perceberam que havia uma lacuna no que diz respeito a recolocação de mães no mercado de trabalho. “Não somos uma agência de contratação, mas queremos fazer uma ponte”, afirma Oazem. “Queremos conectar mães capacitadas às empresas e mostrar que existe espaço pra elas no mercado”.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Daniela acrescenta que um dos objetivos da criação do site é promover discussões sobre o tema, debater a influência que a maternidade tem na carreira das mulheres e qual a resposta do mercado de trabalho a isso. A jornalista conta que depois do nascimento do filho, Enzo, teve dificuldades quando preciso se reinserir no mercado e passou um ano desempregada, atuando apenas como freelancer.

LEIA TAMBÉM: Três empresas do Paraná estão entre as melhores para trabalhar na América Latina

“Não é porque essa mulher foi mãe que tem que ficar fora do mercado de trabalho ou vai ser uma profissional pior”, diz Daniela. Ela explica que o princípio por trás da ferramenta é de que as mudanças sofridas pelas mães a tornam uma profissional mais completa - e isso nada tem a ver com ter mais sensibilidade. “Mães ganham habilidades de gerenciamento de tempo, definem melhor as prioridades, têm mais agilidade. É o perfil do profissional do futuro”.

Com o intensivo de amadurecimento, elas desenvolvem mais disciplina e mais experiência com a organização da rotina. “São coisas que qualquer empresário quer no colaborador. O que ela aprendeu com a maternidade pode ter muito mais valor para a empresa do que qualquer MBA”, afirma a coordenadora.

LEIA TAMBÉM: 8 em cada 10 profissões não tiveram aumento salarial em 2016

Atenção às especificidades da maternidade

No site, é possível registrar não apenas experiência profissional prévia e formação acadêmica, características comuns a todos os currículos: há um espaço especialmente dedicado a uma descrição dessas habilidades adquiridas graças à maternidade. Com pouco mais de um mês de existência, o portal já recebeu cadastros de mulheres em diversas áreas de atuação e graus de formação - do nível técnico à pós-graduação.

LEIA TAMBÉM: Candidatos contam como é uma entrevista de emprego na Ambev

Além do banco de currículos, que ficam disponíveis por tempo ilimitado, o portal compila materiais com dicas para acelerar a recolocação no mercado, melhorar o currículo e controlar a ansiedade na hora das entrevistas. “Queremos espalhar a mensagem de que tem como eu ser mãe e voltar ao mercado de trabalho - não é uma escolha entre ser mãe ou ter uma carreira”, declara Oazem. Até agora, de acordo com ele, já são dez empresas parceiras do Contrate Uma Mãe.

Para conhecer o portal ou enviar seu currículo, basta acessar www.contrateumamae.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]