• Carregando...
Programa do governo da Turquia tem opções de graduação, mestrado e doutorado com tudo pago | Pixabay
Programa do governo da Turquia tem opções de graduação, mestrado e doutorado com tudo pago| Foto: Pixabay

A Turquia está com inscrições abertas para seu programa de bolsas, voltado para estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Estudantes Brasileiros e de outros 24 países podem se inscrever até 30 de novembro. O programa cobre a estadia, custos com o curso e passagem aérea, além de fornecer uma ajuda de custo para os estudantes. Quem não fala turco deve participar de um curso de idiomas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo website do programa estudantil turco, o www.turkiyeburslari.gov.tr. Os candidatos devem fazer e enviar upload de suas inscrições e/ou documentos exigidos por meio do sistema de inscrição.

Para os cursos de graduação, os candidatos devem ter, no máximo, 21 anos (nascimento até 1.º de janeiro de 1996); para mestrado, 30 (limite 1.º de janeiro de 1987); e doutorado, 35 (nascimento de 1.º de janeiro de 1982 para cá). Há ainda uma modalidade de pesquisador, para a qual podem se inscrever pessoas com até 45 anos.

Para os níveis de pró-graduação, os candidatos devem ser formados ou, no máximo, se formar até o final deste ano letivo. 

Os estudantes do programa podem ficar em dormitórios públicos das unidades, sem pagar nada. Quem optar por outras opções de moradia deve arcar com as despesas. Os estudantes não pagam nenhuma taxa nas universidades. O plano de saúde é garantido pelo sistema público turco.

As ajudas de custo mensais são de: 700 liras turcas para graduação; 950 liras turcas para mestrado; 1.400 liras turcas para doutorado; e 3.000 liras turcas para bolsistas pesquisadores.

Os estudantes do programa ainda recebem uma passagem de ida, para sua chegada na Turquia; e uma de volta, após o período de estudantes. Se o estudante bancar a passagem do próprio bolso, o valor será reembolsado.

Universidades

Dentro do site do programa, o candidato deve selecionar a universidade para a qual quer aplicar. Os candidatos devem cumprir os critérios da universidade e do departamento que escolherem. Se for requerido pela universidade ou departamento, os candidatos devem enviar documentos como a notas do SAT, TOEFL, DELF, YDS, etc. Os candidatos que não enviarem os documentos exigidos não serão avaliados.

Os candidatos só podem escolher as universidades e os departamentos disponíveis no sistema.Não é possível uma escolha adicional de universidade ou departamento que não está no sistema.

Os candidatos serão avaliados com base na sua elegibilidade para a candidatura do programa, bem como suas conquistas acadêmicas e sociais.

Curso de idiomas

Para quem não tem proeficiência em turco, o programa de bolsas garante um curso de idiomas com duração de um ano. Mesmo os alunos que foram participar de algum programa realizado em outro idioma (que não o turco) precisam participar deste curso.

Podem concorrer às bolsas pessoas dos seguintes países:

Angola, Argentina, Austrália, Botswana, Brasil, África do Sul, Coréia do Sul, Quênia, Colômbia, Costa Rica, Malásia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Ruanda, Cingapura, Chile, Tailândia, Uganda, Uruguai, Nova Zelândia, Zâmbia, Zimbabwe. 

Para mais informações sobre as Bolsas da Turquia, visite o site www.turkiyeburslari.gov.tr – ou pelo call center 0850 455 0982 ou envie um e-mail para info@turkiyeburslari.org.

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]