• Carregando...
Como escolher a melhor pós-graduação ? A gerente de RH Emanueli  (à esq) procurou a consultora Michele Gelinski para saber que rumo tomar. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Como escolher a melhor pós-graduação ? A gerente de RH Emanueli (à esq) procurou a consultora Michele Gelinski para saber que rumo tomar.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A pergunta recorrente antes de começar uma especialização, MBA ou mestrado costuma ser “qual fazer”? Mas, antes de decidir, os especialistas recomendam mudar a questão: “para que eu preciso de uma pós-graduação”?

Identificar o perfil pessoal (se é técnico, gerencial ou acadêmico) é o primeiro passo. “É preciso ter objetivos claros e conhecer a linha de aprendizagem que se busca seguir”, diz o professor e coordenador do Mestrado Internacional da FGV/EBAPE, Marco Zanini.

Cursos identificados como lato sensu têm características mais técnicas, que complementam o conhecimento em áreas específicas. “É o caso da Segurança do Trabalho”, exemplifica. Já profissionais que coordenam suas próprias empresas ou procuram cargos executivos devem optar pelo MBA ou mestrado profissional. “São opções que dão uma visão geral de disciplinas de gestão, como Marketing e Administração”, completa.

Veja outros passos importantes para escolher o curso certo

Faça uma busca no Guia de Pós-Graduação da Gazeta do Povo

Saiba a diferença entre lato e stricto sensu

Segmentos de pós-graduação em alta durante 2017:

Controladoria

Finanças e Contabilidade

Marketing e Produtos

Inovação

Direito Tributário

Gestão Empresarial

Listar prós e contras ajuda na escolha pós

A consultora de carreira e diretora da Chess Human Resources, Michele Gelinski, costuma ouvir uma frase recorrente sobre especializações: “a pós não me serviu para nada”. Para não cair nessa armadilha, ela recomenda que o futuro estudante avalie o currículo da pós-graduação e faça uma lista de cinco pontos positivos e cinco negativos das alternativas de curso escolhidos. Além disso, é preciso analisar as disciplinas, a qualidade da instituição e conversar com ex-alunos.

Para quem pensa em um curso a distância, é necessário analisar caso a caso. A opção de estudar em casa com flexibilidade pode ser boa em áreas técnicas. Caso contrário, o conta- to com os colegas é fundamental. “Um MBA executivo, por exemplo, não é transmissão de conteúdo: esta é uma parte do curso. A outra é relacionamento, em que você aprende en- quanto busca soluções com os colegas”, destaca Zanini.

É melhor fazer uma pós-graduação depois que já entrou no mercado de trabalho

Muitos estudantes tendem a “emendar” a graduação com uma pós, o que nem sempre é produtivo. “Procuro orientar o profissional a fazer uma pós depois que está trabalhando”, afirma Michelle. Ela aposta que essa escolha pode trazer benefício pessoal – na rotina profissional é possível identificar quais conhecimentos extras buscar – e financeiro, uma vez que muitas empresas fornecem bolsas de estudo.

A exceção, segundo Zanini é para profissionais que querem especialização imediata em uma área não contemplada na graduação – ele cita como exemplo médicos que cursam Gestão Hospitalar como pós-graduação.

Outro elemento que deve pesar na decisão é a garantia de que irá concluir o curso, evitando perda de tempo e dinheiro. Isso pode acontecer com estudantes que estão desempregados. “Muitos pensam que após três meses em uma pós conseguirão emprego, mas acabam tendo que deixar o curso”, alerta Michelle.

Segundo o professor da FGV/ EBAPE, se tiver fôlego financeiro, a pessoa precisa considerar se o curso pode dar um novo rumo à carreira. “Em vez de disputar vagas ruins, é preferível se qualificar para oportunidades melhores, já que a previsão para 2017 é de continuidade do desemprego”, recomenda.

Pós-graduação também é oportunidade para mudar de área

Apesar de ser a tendência natural, quem deseja se especializar não precisa, segundo a coach de carreira Michele Gelinski e o professor da FGV/ EBAPE Marco Zanini, procurar um curso que se relacione diretamente com a graduação. E ainda: a pós pode ser um auxiliar na transição de carreira, caso o profissional esteja pensando em outros rumos. “Ela capacita para um novo conjunto de conhecimentos que pode qualificar a carreira”, diz Marco.

Foi exatamente o que aconteceu com a Gerente de Recursos Humanos Emanueli Castagnoli. Formada em Ciências Contábeis, a profissional teve a oportunidade de direcionar sua carreira para o segmento em que trabalha hoje. Com apoio da empresa, ela começou uma especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. “Eu trabalhava com 800 pessoas ligadas a mim. Na pós, tive acesso a metodologias que me levaram a aplicar novos recursos”, salienta a gerente, que diz usar os conhecimentos do curso até hoje. Com a qualificação, veio o convite para assumir o cargo atual – sua meta é cursar uma nova pós-graduação, para continuar a progressão de carreira.

Divisão

Veja as diferenças entre lato e stricto sensu

Lato sensu: Do latim, significa “em sentido amplo”,e tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional. São as especializações (que visam o aprofundamento da área de atuação do profissional) e o MBA, voltado para o setor de Administração. Segundo regulamentação do MEC, esses cursos têm uma duração mínima de 360 horas, e podem ser presenciais ou a distância.

Stricto Sensu: Do latim “em sentido específico”.São os mestrados,mestrados profissionais(ambos com duração média de dois anos) e doutorados(quatro anos), para interessados em seguir carreira acadêmica.O processo seletivo é longo:inclui prova,análise de projeto e entrevista,em datas diversas,conforme edital de seleção aberto pelos programas durante o ano. O objetivo é desenvolver um projeto de pesquisa científica sobre um objeto, com o qual se obtém o título de mestre ou doutor. Os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC e aprovados pela Capes.

Tanto no mestrado como no doutorado, existe a modalidade “sanduíche”, quando parte do curso pode ser feito em uma universidade do exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]