• Carregando...
A busca por pessoas qualificadas de outras nacionalidades para residir no Canadá é uma resposta real do governo canadense ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade do país. | Bigstock/
A busca por pessoas qualificadas de outras nacionalidades para residir no Canadá é uma resposta real do governo canadense ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade do país.| Foto: Bigstock/

O 12.ª podcast semanal da editoria de Livre Iniciativa da Gazeta do Povo fala do processo de imigração para o Canadá e do perfil de pessoas que é valorizado pelo país.

Ouça o podcast

 13 anos consecutivos, o país é o destino preferido dos brasileiros que buscam uma experiência internacional, segundo levantamento da Associação das Agências de Intercâmbio (Belta). Não é surpreendente, portanto, que o Canadá também esteja entre os países mais desejados por quem quer sair do Brasil em busca de oportunidades no exterior.

LEIA MAIS: Quer trabalhar no Canadá? Saiba como conseguir o visto

A busca por pessoas qualificadas de outras nacionalidades para residir no Canadá é uma resposta real do governo canadense ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade do país. 

Em um bate-papo com a Gazeta do Povo sobre o processo de imigração para o Canadá, a consultora de imigração e CEO da Immi Canadá, Celina Hui , explica que hoje não há uma procura do Canadá por profissionais estrangeiros de áreas específicas, como havia há alguns anos.

“O Canadá precisa de gente, gente qualificada. Não importa se você é médico, engenheiro, dentista, cozinheiro ou pintor”, diz Celina.

O país busca pessoas que tenham um perfil atraente para o mercado de trabalho canadense. Neste caso, não se trata apenas de qualificação, mas de um conjunto de fatores. De acordo com sistema de seleção de imigração implantado em 2015, conhecido como Express Entry, a pessoa interessada precisa pontuar bem em uma escala que avalia a idade, nível de escolaridade e qualificação, experiência profissional e fluência em uma das duas línguas oficiais do Canadá , o inglês e o francês.  

País valoriza quem vai estudar

Celina explica que, embora o governo canadense e as suas províncias tenham programas de imigração para atrair pessoas de outros países, conseguir um visto de residência é um processo complexo. 

Uma das formas é por meio de programas de estudos, já que o país valoriza pessoas que buscam as suas universidades e centros de ensino para qualificação. É muito comum, portanto, que esses profissionais consigam obter o visto para permanecer no país e, consequentemente, um emprego mais tarde.

Em fevereiro deste ano, uma reportagem do The New York Times mostrou a estratégia do governo canadense para atrair estudantes universitários, trazendo, assim, por meio das universidades canadenses, trabalhadores talentosos e bem formados para preencher as lacunas deixadas por uma população pequena, esparsa e envelhecida.

Ouça o podcast: 

Sugestões para novos programas podem ser enviadas para livreiniciativa@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]