• Carregando...

São quase 17,5 milhões de trabalhadores brasileiros com mais de 50 anos. E uma parte desse contingente procura uma recolocação quando se aposenta ou enfrenta o desemprego.

A vida profissional é feita em ciclos, que podem se renovar por muitos anos ao longo da maturidade. Isso só depende de planejamento.

"Se ela vai se manter na mesma área em que ela estava, ela provavelmente vai ter que fazer um curso de reciclagem, para ver se não tem alguma nova tecnologia na área dela. Agora, se ela quer mudar totalmente de área, ela realmente vai ter que fazer um curso para aprender aquilo com o que ela vai trabalhar", diz Sílvio Celestino, especialista em carreira.

É muito importante você saber se quer voltar ao mercado de trabalho como empregado, ou se pretende abrir um negócio. Porque ser funcionário é muito diferente de ser patrão.

"Uma pessoa que é empregado tem uma cabeça de recebimentos a cada 30 dias. Ou seja, a cada 30 dias algo cai na sua conta corrente. Um empreendedor às vezes pode passar anos sem receber nada ou recebendo uma quantia muito pequena", diz Celestino.

Maurício dos Santos se destacou na carreira militar como dentista do Exército. E durante muitos anos foi administrador de hospitais militares em Vitória e Fortaleza.

Hoje na reserva, ele aproveitou a experiência como gestor para abrir uma empresa de prestação de serviços, principalmente para quem já passou dos 60 anos. Conta com seis funcionários fixos e 25 colaboradores terceirizados.

"Eu aconselho a não parar, ter coragem de trabalhar, com isso vai ter uma vida mais longa, certo? Não pode ficar parado, ocioso. É isso aí que nós transmitimos para os nossos idosos. Não existe idade avançada. É só querer trabalhar. Há condições de levar a vida melhor", diz o empresário Maurício dos Santos.

Os desafios para quem tem mais de 50 anos e ficou alguns anos parado são maiores. Mas isso não é motivo para desânimo, pelo contrário.

Valorize aquilo que você tem de melhor: a maturidade e a experiência.

"O que se espera de uma pessoa com mais idade é o seu domínio emocional. Você conseguir se manter calmo em situações onde pessoas mais novas talvez perdessem um pouco o domínio das emoções", diz Celestino.

E se você se sente melhor como empregado, as funções de atendimento ao público trazem muitas oportunidades: supermercados, livrarias, companhias aéreas.

É o que confirma o exemplo no Rio Grande do Sul. Numa loja de móveis de Porto Alegre, ter mais de 50 anos é garantia de valorização profissional. Dos 47 funcionários, 12 estão nesta faixa etária. Essa é uma estratégia da empresa para cativar os clientes na hora de fechar negócio.

Depois de dois anos desempregado, no início do ano passado, o economista Neuri Salton conseguiu voltar ao mercado de trabalho na área em que sempre trabalhou, o comércio. Aos 55 anos, ele é o gerente operacional da empresa.

"Depois que a gente perde um emprego numa idade como eu perdi, as coisas se tornam bem mais difíceis. Eu tive que reestruturar toda a minha vida, começar tudo de novo. Quando a gente vê uma oportunidade assim, agarra com unhas e dentes e procura dar o melhor, procura fazer da forma mais positiva possível."

De acordo com a sua área, a experiência também pode significar um conhecimento técnico maior. Alfredo Ferreira Marques trabalha há 40 anos como analista de sistemas e domina uma linguagem de programação famosa nas décadas de 60 e 70, e que ainda hoje é utilizada na área financeira.

"O mercado mudou muito. Hoje em dia, evoluiu. A turma acredita um pouco mais na experiência, acredita que a mesclagem do idoso com o jovem é uma coisa mais produtiva para a empresa."

Mas uma carreira profissional não acaba então com a aposentadoria?

"De jeito nenhum. Uma carreira profissional acaba quando a sua vida acaba. Você pode viver 200 anos e sempre vai ter alguma coisa para fazer, aprender, se interessar e assim por diante", diz Celestino.

"Não desanime, estude, progrida na vida, porque a vida é uma só. Não tem duas. E a primeira coisa é o seguinte. Seja feliz agora, hoje. Não deixa para ser feliz amanhã. Seja feliz com o que você tem hoje", diz Marques.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]