• Carregando...
Uma das startups selecionadas para o recebimento de aportes do Fundo de Investimento de Participações da Positivo Tecnologia, @Tech oferece soluções para pecuaristas
Uma das startups selecionadas para o recebimento de aportes do Fundo de Investimento de Participações da Positivo Tecnologia, @Tech oferece soluções para pecuaristas (Foto: Divulgação/@Tech)| Foto:

Duas agrotechs do interior de São Paulo foram as escolhidas pela Positivo Tecnologia para receber os primeiros aportes saídos de um fundo de investimento de participações criado pela empresa para a aceleração de startups. Os recursos foram repassados no primeiro trimestre à AgroSmart, de Campinas, e à @Tech, de Piracicaba, em movimentação divulgada agora em maio. Os valores não foram revelados.

As companhias voltadas ao fornecimento de soluções em tecnologia para o agronegócio entraram no radar da Positivo ainda entre os anos de 2017 e 2018, período durante o qual foram feitas avaliações para selecionar as startups a serem impulsionadas. De acordo com a consultora de Novos Negócios da Positivo Tecnologia, Graciete Lima, a estratégia colocada em prática com o FIP pretende ampliar a participação da Positivo em áreas como Internet das Coisas, Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial, a partir do investimento em empresas que promovam o acesso a essas tecnologias.

“A gente vem construindo uma tese de quais são as áreas de tecnologia que a gente queria desenvolver, não só do nosso core”, pontua a consultora, “fintechs, edutechs, agrotechs. Se a gente olha na vertical do agro, o Brasil tem um grande potencial [...]; nesse cenário, nós somos uma empresa de tecnologia, o Brasil tem grandes áreas de pesquisa e adesão à tecnologia na área do agronegócio, então foi o casamento perfeito”, resume.

As escolhidas

Fundada em 2014, a AgroSmart oferece uma plataforma integrada que monitora dados na lavoura e gera modelos agronômicos inteligentes que auxiliam na tomada de decisões de produtores rurais e empresas dos segmentos da agroindústria, alimentos e bebidas. Já a @Tech, criada em 2015 na incubadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma plataforma de inteligência artificial voltada à pecuária. A ferramenta auxilia na tomada de decisão e indica ao criador o melhor momento de negociar os bovinos para a indústria, a partir da curva de lucro individual.

Na avaliação da consultora de Novos Negócios da Positivo Tecnologia, as startups tem potencial para otimizar processos e potencializar ganhos no campo, de forma sustentável. Além dos aportes realizados, a empresa deve oferecer apoio estratégico, suporte operacional e acesso facilitado a rede de parceiros para gerar maior tração e desenvolvimento dos negócios das agrotechs, com expectativa para que se tornem líderes de mercado.

A Positivo Tecnologia pretende fazer novos aportes ainda em 2019, mas Graciete Lima afirma que não estão definidas quantas devem ser as startups selecionadas para receber os aportes nem a que valores podem chegar os investimentos.

Apesar de as duas primeiras startups a serem aceleradas com aporte do FIP da Positivo serem voltadas ao agronegócio, Graciete Lima reforça que o fundo não é voltado apenas para as agrotechs. Foi uma coincidência e uma questão de oportunidade, de momento de negócio. Mas [o fundo]está completamente aberto, analisando outras verticais e áreas de negócios.

Em 2019, faremos novos aportes e já estamos olhando diversas startups”. Dentre outros interesses já indicados pela Positivo estão as áreas de educação, com relação histórica com a companhia, e de soluções para varejo, também de atuação da empresa. Mesmo assim, a representante da empresa afirma que “não temos uma tese 100% delimitada em áreas, temos sim uma tese muito forte em tecnologia: tem que ser empresas que estejam trazendo uma disrupção para o seu usuário”, avalia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]