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No acumulado de 2014, o lucro líquido da Positivo Informática foi de R$ 23,3 milhões, montante 49,3% superior ao verificado no ano anterior | Fernando Dias/Positivo Informática
No acumulado de 2014, o lucro líquido da Positivo Informática foi de R$ 23,3 milhões, montante 49,3% superior ao verificado no ano anterior| Foto: Fernando Dias/Positivo Informática

A paranaense Positivo Informática registrou lucro líquido de R$ 5,3 milhões no quarto trimestre de 2014, o que representa queda de 83% ante o mesmo período de 2013. Por outro lado, no acumulado de 2014, o lucro líquido foi de R$ 23,3 milhões, montante 49,3% superior ao verificado no ano anterior. Os resultados foram anunciados em balanço divulgado pela empresa nesta quinta-feira (5).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 27,8 milhões de outubro a dezembro do ano passado, recuo de 34,1% sobre um ano antes. De janeiro a dezembro de 2014, o Ebitda cresceu 10,9% ante 2013, para R$ 115,3 milhões.

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A receita líquida da companhia foi 19,6% menor no quarto trimestre de 2014 na comparação com igual intervalo de 2013, ficando em R$ 618,3 milhões. Em todo o ano de 2014, a receita líquida totalizou R$ 2,331 bilhões, queda de 9,2% ante 2013.

Mercado

A Positivo Informática fechou o ano passado com uma participação de 15,8% no mercado total de PCs no Brasil, fechando o décimo ano consecutivo na liderança deste segmento no país. No total, a companhia venceu 2,06 milhões de unidades, entre desktops e notebooks.

Apesar do número de desktops comercializados ter se mantido estável em relação a 2013 – o crescimento foi de apenas 0,1% – o número de notebooks vendidos despencou 26,5%, fechando 2014 com 1,385 milhão de unidades vendidas.

Conforme o comunidade da Positivo, o menor volume de computadores refletiu o desempenho do mercado no varejo, que foi afetado pelo “desaquecimento da economia, e também pelo maior foco das redes varejistas na venda de TVs durante o primeiro semestre, em função da realização da Copa do Mundo, além do deslocamento de parte da demanda para dispositivos móveis”.

Segundo o balanço da empresa, o varejo ainda é o principal canal de vendas dos produtos da companhia – incluindo celulares, tablets e computadores – respondendo no fim do ano passado por 61,3% da receita líquida de hardware. As vendas para o mercado governamental corresponderam a 25,2% da receita e a fatia do corporativo no último trimestre era de 13,5%.

Celulares

As vendas de smartphones cresceram 378,8% em 2014 em comparação com o ano anterior – no total, foram comercializados 361,5 mil aparelhos, além de 165 mil feature phones (aparelhos tradicionais, sem acesso à internet). No segmento de feature phones, houve queda nas vendas de 13,7% em relação a 2013.

A Positivo Informática afirma que a expansão dos smartphones foi favorecida pelo melhor desempenho no varejo e pelo início das vendas no mercado de operadoras, após a formação de parceria com a TIM e com a Oi.

No balanço, a Positivo destaca que os telefones celulares são um “mercado estratégico para a companhia”. A empresa diz que “continuará focada em capturar o crescimento do segmento, atuando com um portfólio de produtos ainda mais alinhado aos anseios do consumidor brasileiro, com forte apelo em custo-benefício.”

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