• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cerca de um milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep referente a 2014. O prazo termina nesta quarta-feira (31).

O valor de R$ 880 está disponível para saque nas agências da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep.

Tem direito ao abono quem teve a carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e recebeu até dois salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Os servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e tiveram cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito.

Caso o trabalhador não retire o abono até o fim do prazo – que já foi previamente prorrogado e não deve ser adiado novamente –, o valor voltará para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e não estará mais disponível.

“É possível se informar sobre o abono salarial por telefone ou pela internet antes de sair de casa para ir a uma agência bancária sacar o benefício”, diz o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira.

Ele aconselha os trabalhadores a não deixarem para o último dia, para evitarem filas.

Como sacar

PIS

- Antes de sacar o abono, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta, se for cliente da Caixa

- Em caso negativo, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma casa lotérica

- Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa com um documento de identificação.

PASEP

- Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificarem se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.

Como checar se tem direito ao abono salarial

- Por telefone

Alô Trabalho, pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho; 

Caixa, pelo número 0800-726 02 07;

Banco do Brasil, pelo número 0800-729 00 01.

- Pela internet

No site do Ministério do Trabalho , clicando no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela. Nesse local está a lista dos trabalhadores com direito ao abono que ainda não fizeram os saques. Essa relação está dividida por estado e município. Os nomes dos trabalhadores estão em ordem alfabética;

O governo também disponibiliza na internet uma ferramenta pela qual é possível saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o número do PIS/Pasep ou CPF e a data de nascimento

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]