• Carregando...

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, irá se encontrar com a chanceler alemã, Angela Merkel, nos bastidores da cúpula da União Europeia em Bruxelas na quinta-feira, um dia antes de uma reunião crucial de ministros de Finanças da zona do euro para avaliar o progresso que Atenas fez quando às promessas de reformas.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, o governo esquerdista de Tsipras está envolto em conversas com seus credores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da UE em busca de um acordo para a liberação de uma ajuda adicional para o país, mas corre o risco de ficar sem dinheiro dentro de semanas se as partes não concordarem.

Citando a incerteza crescente devido à demora das negociações, o influente centro de estudos IOBE, sediado em Atenas, revisou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para baixo este ano - de 2,3 para 1,0 por cento.

Como sinal do quão graves se tornaram as limitações financeiras de Tsipras, na segunda-feira Atenas ordenou que entidades estatais, que vão desde municípios até fundos destinados a futuras gerações, transfiram qualquer dinheiro inativo para o Banco Central.

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, defendeu a decisão nesta terça-feira, afirmando ser “necessária para aumentar a liquidez do Estado grego”.

Atenas precisa devolver quase 1 bilhão de euros ao FMI no mês que vem, e logo poderá ser forçada a escolher entre pagar salários e aposentadorias ou saldar suas dívidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]